Imetro-SC recebe comitiva sul-coreana para debater tecnologias de monitoramento urbano
O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) recebeu na sede do órgão em São José uma comitiva de empresários sul-coreanos para discutir o uso de inteligência artificial e sensoriamento voltados ao monitoramento urbano e veicular.
Durante o encontro, o presidente do Imetro-SC, engenheiro Alexandre Soratto, explicou o papel do órgão e o processo regulatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para instrumentos de medição no Brasil. Segundo Soratto, o evento permite uma troca de informações importante e a possibilidade de futuras parcerias. “Tivemos a oportunidade de falar sobre o processo de regulamentação do Inmetro no Brasil, bem como sobre as ações de Vigilância de Mercado em Santa Catarina. Também pudemos conhecer as soluções que a empresa sul-coreana Sleno implantou na Coreia do Sul para a proteção de cidades. Trabalharemos para estabelecer uma ponte com o Inmetro, de tecnologias que podem fornecer medições mais confiáveis em todo o Brasil”, destacou.
A Sleno, especializada em sensores urbanos e monitoramento veicular, foi representada pelo CEO Shin Donghwi, que expressou seu interesse em contribuir para a segurança e a qualidade de vida nas cidades brasileiras por meio de suas tecnologias. “Acredito que nossas soluções podem ser muito úteis. O Inmetro é uma instituição fundamental, atuando em diversas áreas, desde o controle de embalagens até a verificação de instrumentos”, afirmou Donghwi.
A reunião também contou com a presença do gerente de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, e do gerente de Comércio Exterior da Secretaria Executiva de Articulação Internacional (SAI), Pedro Henrique Zanchetta Jukoski da Silva. Jukoski enfatizou a importância das relações internacionais para fomentar negócios em Santa Catarina, enquanto Rudorff destacou a possibilidade de integrar diferentes sistemas para otimizar a gestão de emergências via inteligência artificial.
A viagem da delegação sul-coreana incluiu outros especialistas da Sleno, que trouxeram conhecimentos técnicos nas áreas de desenvolvimento de hardware, garantias de qualidade e desenvolvimento de software.
