O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu que sua campanha para o segundo turno busca recuperar votos nos estados do Sul do Brasil, especificamente Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ele admitiu que o desempenho eleitoral na região não foi o esperado, com Flávio Bolsonaro (PL) somando mais de 10 milhões de votos, enquanto Lula obteve pouco mais de 5 milhões.
Durante uma sabatina ao SBT na segunda-feira (19), Lula também mencionou que planeja avançar em Minas Gerais e reduzir a diferença no estado de São Paulo. Ele afirmou que o cenário eleitoral atual possui diferenças menores entre os candidatos e um número reduzido de eleitores indecisos.
“É importante ressaltar que a política brasileira está diferente de anos atrás. Hoje, a diferença está muito apertada, e as pessoas indecisas são poucas. Precisamos convencer aqueles que não quiseram votar”, destacou o presidente.
Questionado se havia subestimado a candidatura de Flávio Bolsonaro, Lula negou ter menosprezado a força do bolsonarismo, reconhecendo que o erro da campanha foi acreditar que venceria no primeiro turno. Ele expressou otimismo em relação ao futuro, citando a mobilização de apoiadores nas ruas como um indicativo positivo. “Estou convencido de que vamos ganhar as eleições no dia 25 de outubro”, afirmou.
Essa estratégia representa uma adaptação às novas dinâmicas eleitorais e o reconhecimento de que o contexto político brasileiro exige um esforço maior em estados onde o apoio foi mais baixo.
Fonte: SBT News
