A Copel, responsável pela infraestrutura elétrica no Paraná, substituiu 4.048 postes danificados em decorrência de eventos climáticos severos associados ao El Niño entre setembro e o início de novembro. Esse número representa um aumento de 40% em relação ao total de postes danificados por colisões de veículos em todo o estado no último ano.
De janeiro até o início de novembro, foram trocados 2.891 postes danificados por batidas veiculares, enquanto, no mesmo período em que ocorreram os fenômenos climáticos (de 1.º de setembro a 5 de novembro), apenas 504 postes foram substituídos devido a acidentes de trânsito. Isso significa que as estruturas quebradas pelos temporais superam em 703,17% as danificadas por motoristas.
O superintendente de Construção e Manutenção de Redes da Copel, Paulo Valadão, explica que os impactos das tempestades exigiram um investimento de cerca de R$ 11 milhões para a substituição dos postes, um custo que é coberto pelos investimentos da companhia em infraestrutura para situações de contingência climática.
A troca de cada poste pode levar de três a seis horas, dependendo de vários fatores, como as condições climáticas e de acesso ao local. Essa complexidade impacta diretamente o tempo necessário para restabelecer o fornecimento de energia aos consumidores.
Nos últimos meses, o Paraná tem sido afetado por uma série de eventos climáticos extremos, conforme previsto por institutos de meteorologia. Um tornado de categoria EF2 atingiu Maringá em 2 de novembro, resultando em cerca de 89 mil unidades consumidoras sem energia, o que equivale a aproximadamente 40% da cidade. Durante o pico do tornado, 372 postes foram quebrados, além de danos extensivos na rede de cabos e equipamentos elétricos.
Até agora, de janeiro a novembro, 13 tornados de categoria entre EF1 e EF2 foram registrados no Estado, confirmando um aumento na frequência e na intensidade dos temporais nos últimos anos. O levantamento do Simepar revela que, entre 2020 e 2022, uma média de 12 grandes temporais ocorreu anualmente, enquanto entre 2023 e 2025 esse número subiu para 20.
Além dos danos causados por tornados, chuvas intensas, quedas de granizo e correntes de ventos descendentes também têm contribuído para os problemas na rede elétrica. Em 4 de outubro, por exemplo, um evento climático causou a interrupção de energia para 325 mil unidades consumidoras, com mais de 90% do serviço restabelecido em menos de 24 horas pelos equipes da Copel.
Os postes danificados por colisões de veículos, por sua vez, apresentaram queda de 7,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando 2.891 substituições até agora, em relação a 3.610 trocas no ano anterior. Acidentes envolvendo postes podem causar interrupções no fornecimento de energia, afetando residências e serviços essenciais até a conclusão dos reparos.
