Municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina enfrentam risco de tempestades severas, incluindo a possibilidade de granizo e ventos fortes, nessa quarta-feira (4). Conforme informações da Climatempo, algumas cidades podem registrar mais de 100 mm de chuva em um único dia. A situação é resultante de uma área de baixa pressão no norte da Argentina, assim como pelo transporte de calor e umidade, e pela aproximação de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul.
Previsão do tempo
A chuva será intensa, principalmente na metade oeste e no norte do Rio Grande do Sul, bem como no oeste e sul de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. O risco é considerado extremo no extremo oeste de Santa Catarina e em áreas do nordeste e norte do Rio Grande do Sul. Municípios como Santo Ângelo, Ijuí, São Borja, Passo Fundo, Não-Me-Toque e Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, além de Chapecó, São Miguel do Oeste e Palmitos, em Santa Catarina, estão entre os que podem enfrentar volumes elevados de precipitação.
As rajadas de vento devem variar de 50 a 70 km/h, podendo atingir até 90 km/h no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, com risco também de tornados isolados, principalmente no oeste e norte gaúcho e nas regiões do oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Próximos dias
Para quinta-feira (5), a previsão é de que uma frente fria mantenha a chuva forte no Paraná e em Santa Catarina, enquanto no Rio Grande do Sul a precipitação tende a diminuir. Na sexta-feira (6), o tempo deve melhorar nas regiões do Sul, com mínimas chegando a 7 °C nas serras. No sábado (7), uma nova frente fria pode trazer temporais para o Sul e também afetar São Paulo, onde a capital pode enfrentar rajadas de até 70 km/h.
É importante que a população fique atenta a alertas meteorológicos e tome precauções em caso de tempestades.
