Radar»Notícias»Risco de temporais com ventos de até 90 km/h e acumulados acima de 100 mm no Rio Grande do Sul neste fim de semana

Risco de temporais com ventos de até 90 km/h e acumulados acima de 100 mm no Rio Grande do Sul neste fim de semana

Frente fria traz alerta para temporais severos e risco de alagamentos no Rio Grande do Sul, com ventos fortes e chuvas intensas previstas para o fim de semana.

Resumir com:
Compartilhar:
Risco de temporais com ventos de até 90 km/h e acumulados acima de 100 mm no Rio Grande do Sul neste fim de semana

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil neste fim de semana, trazendo risco de temporais, chuva intensa e rajadas fortes de vento. Segundo a MetSul Meteorologia, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão entre os mais afetados, com atenção especial para a Metade Norte gaúcha, incluindo a região do Alto Uruguai, devido ao potencial de vendavais isolados e chuva volumosa.


Em algumas áreas, os acumulados de chuva poderão superar 100 milímetros, especialmente no Norte do Rio Grande do Sul e no Paraná. O alerta surge poucos dias após os temporais de quarta-feira, que provocaram destruição e vítimas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Temperatura vai despencar na próxima semana

A passagem da frente fria dará lugar a uma massa de ar frio, resultando em uma queda acentuada das temperaturas. Na segunda e terça-feira, algumas cidades do Sul poderão registrar mínimas abaixo de 5°C, com possibilidade de geada isolada nas regiões de maior altitude.

Defesa Civil alerta para temporais no Rio Grande do Sul

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o prognóstico meteorológico e hidrológico para os próximos dias, reforçando o alerta para a ocorrência de temporais, vendavais e riscos de alagamentos em várias regiões do Estado.

Risco de temporais com ventos de até 90 km/h e acumulados acima de 100 mm no Rio Grande do Sul neste fim de semana

Na tarde e noite deste sábado (7), há possibilidade de temporais isolados com granizo e rajadas de vento que podem exceder 80 km/h, especialmente nas regiões Noroeste e Norte do estado. A situação exige ainda mais atenção na madrugada e manhã de sábado, quando há risco de tempestades com granizo e ventos que podem ultrapassar 90 km/h. O alerta engloba as regiões das Missões, Noroeste, Centro, Norte, Nordeste e Litoral Norte do Estado.

Os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste, aumentando o risco de alagamentos em arroios e pequenos rios.

Risco de temporais com ventos de até 90 km/h e acumulados acima de 100 mm no Rio Grande do Sul neste fim de semana

A Defesa Civil também está monitorando a elevação dos rios Uruguai e Jacuí. O nível do Uruguai já está acima da cota de inundação em Barra do Guarita e pode atingir o nível de alerta entre São Borja e Itaqui. No Jacuí, a elevação das águas exige atenção em vários municípios.

Para Erechim e os municípios do Alto Uruguai, a situação demanda atenção redobrada, especialmente nas áreas rurais, estradas, encostas e nas proximidades de cursos d’água.

A orientação é acompanhar os comunicados oficiais da Defesa Civil, evitar deslocamentos durante temporais e nunca atravessar áreas alagadas. Em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Bruno Tavares

Desenvolvedor Web

Bruno Tavares é redator esportivo, empreendedor digital e especialista em produção de conteúdo para a internet. No Radar Sul, acompanha o futebol brasileiro e internacional, a Seleção Brasileira, os bastidores dos clubes e o mercado da bola, produzindo notícias claras, diretas e relevantes para o torcedor. Também atua com SEO e estratégias digitais desde 2008.

SEOWordPressMarketing