O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso amarelo para Santa Catarina, que abrange áreas do Oeste, Norte e da Serra, devido à previsão de chuvas fortes e temporais. O alerta é válido até a meia-noite deste sábado para domingo.
A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, além de rajadas de vento variando de 40 a 60 km/h. Há também a possibilidade de granizo e alagamentos.
As condições climáticas podem causar quedas de árvores, danos à rede elétrica e prejuízos às plantações. Além de Santa Catarina, outros estados, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo também estão sob alerta amarelo.
A instabilidade deve persistir entre sábado e segunda-feira, motivada por uma área de baixa pressão e um corredor de umidade. Em algumas partes do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros e se aproximar de 200 milímetros.
Na segunda-feira, o Inmet prevê alerta laranja para Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
As orientações aos moradores incluem evitar áreas sujeitas a alagamentos e não atravessar ruas inundadas ou pontes submersas. Durante ventos fortes, recomenda-se procurar abrigo e manter distância de árvores, postes e estruturas que possam cair.
É importante que todos acompanhem os avisos atualizados do Inmet e da Defesa Civil.
