Queda de três metros no nível do rio Paraná é prevista até sábado
O nível do rio Paraná deve baixar cerca de três metros até sábado (31), segundo a Comissão Especial de Cheias (CEC) da Itaipu Binacional. Atualmente, o nível é de 117 metros acima do nível do mar e a previsão é que chegue a 114,3 metros.
Essa redução está relacionada à diminuição da vazão do rio Iguaçu e à gestão de água pela usina. O Iguaçu chegou a registrar um pico de 16 milhões de litros de água por segundo no dia 25, mas essa quantidade deve cair para cerca de 6 milhões de litros por segundo até a próxima sexta-feira (30).
A previsão do tempo indica chuvas fracas a moderadas para os próximos dias nas áreas de interesse da usina. Entre a tarde de terça-feira (3) e a manhã de quarta-feira (4), as precipitações devem se intensificar, mas não há expectativa de que causem uma nova elevação do nível do rio Paraná.
A Itaipu continuará a controlar a vazão do rio para manter o nível sob controle. O vertedouro da usina permanece aberto, com vazão média de 9 milhões de litros de água por segundo, visando adequar a geração de energia à demanda do sistema elétrico brasileiro.
A população pode acompanhar a evolução do cenário hidrológico por meio do Boletim Hidrológico, disponível em www.itaipu.gov.br, e deve prestar atenção aos alertas da Defesa Civil.
