Radar»Notícias»Inmet emite alerta vermelho de tempestade para 708 cidades no Sul do Brasil

Inmet emite alerta vermelho de tempestade para 708 cidades no Sul do Brasil

Alerta abrange áreas críticas e recomenda precauções para a população diante das tempestades esperadas na região.

Resumir com:
Compartilhar:
Inmet emite alerta vermelho de tempestade para 708 cidades no Sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, classificado como de grande perigo, para tempestades em áreas da Região Sul do Brasil nesta sexta-feira (9). O aviso atinge o oeste e o sudoeste do Paraná, o centro e o oeste de Santa Catarina, além do noroeste e norte do Rio Grande do Sul.

Segundo o Inmet, outras áreas dos três estados também estão sob avisos meteorológicos, classificados nas cores laranja ou amarela, indicando um cenário de instabilidade que exige atenção, especialmente em locais suscetíveis a temporais.

Regiões sob alerta vermelho

O alerta de maior gravidade abrange áreas específicas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Paraná, o aviso se concentra principalmente nas regiões oeste e sudoeste. Em Santa Catarina, o risco é maior no centro e no oeste do estado. No Rio Grande do Sul, o alerta vermelho alcança municípios das regiões noroeste e norte. As demais áreas dos três estados têm alertas laranja ou amarelo, conforme a intensidade dos fenômenos previstos.

Alerta vermelho do Inmet atinge áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com risco elevado de tempestades.

Mudanças nas Temperaturas

Com a chegada das chuvas, as capitais do Sul enfrentam um panorama de temperaturas distintas. Em Curitiba, a temperatura máxima prevista é de 29°C. Enquanto isso, a passagem de uma frente fria no Rio Grande do Sul traz uma queda nas temperaturas, resultando em uma mínima prevista de 16°C em Porto Alegre.

Orientações em caso de tempestades

É recomendado que os moradores das regiões atingidas evitem áreas alagadas, não busquem abrigo debaixo de árvores e mantenham distância de postes e fios elétricos. A população deve acompanhar as atualizações dos avisos do Inmet e as orientações da Defesa Civil. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Bruno Tavares

Desenvolvedor Web

Bruno Tavares é redator esportivo, empreendedor digital e especialista em produção de conteúdo para a internet. No Radar Sul, acompanha o futebol brasileiro e internacional, a Seleção Brasileira, os bastidores dos clubes e o mercado da bola, produzindo notícias claras, diretas e relevantes para o torcedor. Também atua com SEO e estratégias digitais desde 2008.

SEOWordPressMarketing