Alerta de perigo por conta de chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste | Reprodução INMET
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades, afetando áreas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (13).
Em Santa Catarina, o aviso abrange o Oeste, Norte, Vale do Itajaí e a região serrana, com expectativa de chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
Segundo o Inmet, os temporais poderão provocar precipitação de 30 a 60 milímetros por hora, com acumulados de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. Os ventos podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h.
Essas condições aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e danos em plantações.
O alerta entrou em vigor à meia-noite e permanecerá até as 23h59 desta terça-feira.
Oeste catarinense está entre as regiões sob alerta.
O aviso meteorológico abrange diferentes áreas dos cinco estados, com maior extensão no Paraná.
Confira as regiões incluídas:
Santa Catarina: Oeste, Norte, Vale do Itajaí e região serrana.
Paraná: Região Metropolitana de Curitiba, Oeste, Sudoeste, Noroeste, Sudeste, Centro-Sul, Centro Oriental, Centro Ocidental, Norte Central e Norte Pioneiro.
Rio Grande do Sul: Noroeste e Nordeste do estado.
São Paulo: Regiões de Itapetininga e litoral sul paulista.
Mato Grosso do Sul: Sudoeste do estado.
Moradores das regiões afetadas devem ter atenção especial, principalmente em áreas sujeitas a alagamentos, enxurradas e quedas de árvores.
Inmet orienta a população a adotar medidas de segurança.
Diante do risco de tempestades, o Inmet recomenda cuidados para evitar acidentes.
Durante rajadas de vento, a orientação é não buscar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
Além disso, é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de publicidade e estruturas passíveis de serem derrubadas por ventos fortes.
Outra recomendação é desligar, sempre que possível e com segurança, aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades intensas.
A população deve acompanhar comunicados meteorológicos e as orientações dos órgãos de proteção e defesa civil.
Em situações de emergência, os contatos são:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
O alerta é válido até o final do dia, mas as condições meteorológicas podem ser atualizadas pelo Inmet à medida que as instabilidades evoluírem.
