O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou um investimento de R$ 14 milhões para a qualificação e ampliação do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. O valor foi divulgado durante uma reunião com o prefeito Adiló Didomenico no gabinete de crise do município, na terça-feira (18).
Os recursos serão direcionados para melhorias no terminal de passageiros e na pista de pouso, além de visarem aumentar o número de voos na região. Leite destacou a importância do aeroporto, especialmente em um momento em que as operações no Aeroporto Salgado Filho estão suspensas.
Além do investimento no aeroporto, o governador também anunciou a liberação de R$ 5,2 milhões para a prefeitura de Caxias do Sul pelo fundo a fundo da Defesa Civil. Durante a reunião, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, expressou preocupações sobre a queda na arrecadação do município devido às recentes enchentes e a manutenção de empregos. O governador assegurou que o governo estadual está mobilizado para garantir que a União compense os municípios e o Estado por eventuais perdas de receita.
Leite e sua comitiva também visitaram São Vendelino, que enfrentou alagamentos e deslizamentos de terra durante as enchentes de maio.
