A Motiva firmou um contrato de 15 anos com a EDP para abastecer trens, metrôs, VLTs e rodovias com energia solar em várias regiões do Brasil, incluindo o Sul. O acordo de autoprodução prevê o fornecimento de energia para 13 concessionárias e abrange 154 unidades consumidoras.
Entre os serviços que serão beneficiados, estão as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô de São Paulo, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos de São Paulo e o VLT Carioca, no Rio de Janeiro. No Sul, o projeto também contempla rodovias geridas pela Motiva no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A energia será gerada no Complexo Solar Novo Oriente, em Ilha Solteira, São Paulo, com capacidade instalada de 254 megawatts, possuindo mais de 558 mil painéis solares. O contrato inclui certificados de energia renovável e deve contribuir para a redução de aproximadamente 3,8 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.
A estratégia adotada visa combinar geração própria, energia distribuída e contratação no mercado livre, para assim reduzir custos e aumentar a previsibilidade das despesas.
