Entre 20 e 27 de outubro, chuvas intensas foram registradas no Brasil, especialmente no Paraná, onde o acumulado alcançou 150mm no sul do estado. Desde o fim de agosto, com o impacto do El Niño, a região sul paranaense já recebeu quase 750mm, mais que o dobro do esperado para o período.
Além do Paraná, estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e áreas do oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul também receberam volumes significativos de precipitação nas últimas semanas.
Impacto das Chuvas em Santa Catarina e Paraná
As chuvas continuarão a afetar o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com previsão de altos acumulados em Santa Catarina e Paraná durante o feriado de Finados. Entre os dias 29 e 30 de outubro, a expectativa é de chuvas intensas também em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Municípios do oeste paulista e da Zona da Mata mineira podem receber quase 150mm, o que pode dificultar atividades agrícolas, como a colheita de cana e a manutenção de cafezais.
Seca e Altas Temperaturas em Outras Regiões
Por outro lado, no Matopiba e no Norte do Brasil, a previsão é de chuvas abaixo da média, acarretando problemas para o plantio e contribuindo para um aumento nas queimadas. A região do rio Tapajós, no sudoeste do Pará, por exemplo, enfrenta uma expectativa de apenas 50mm, quando o normal seria 150mm até meados de novembro.
No setor agrícola, problemas relacionados à estiagem estão impactando a soja, principalmente nas faixas norte de Minas Gerais e Goiás, além do Sudeste do Pará e de todo o Matopiba. No entanto, o plantio das culturas avança rapidamente no país, alcançando quase 45% das áreas destinadas à soja, um aumento em relação aos 35% do ano anterior.
Em relação ao milho, 40% das áreas foram semeadas até o momento, com níveis de semeadura ainda mais altos no Paraná e no Rio Grande do Sul, entre 80% e 85%. Já no trigo, pouco mais de 55% das áreas foram colhidas, enfrentando problemas devido à alta umidade e à baixa radiação solar, que favorecem o desenvolvimento de doenças nas culturas.
No Rio Grande do Sul, as expectativas para a colheita de trigo são preocupantes, com a Emater estimando uma produção de pouco mais de 2 milhões de toneladas, uma queda de mais de 35% em relação ao ano passado, quando foram colhidas quase 3,5 milhões de toneladas.
Temperaturas Abaixo da Média
As condições climáticas atuais também resultam em temperaturas mais baixas, com máximas em torno de 20°C em São Paulo e entre 20°C e 25°C no oeste do Paraná e em Mato Grosso do Sul. Esses valores estão aproximadamente 10°C abaixo do normal para a época. Um leve aumento nas temperaturas é esperado apenas a partir de terça-feira da próxima semana, mas será por um período limitado.
