O último fim de semana de setembro será marcado por variações climáticas significativas no Brasil. Entre os dias 26 e 27, áreas das regiões Sul e Norte estarão sob a influência de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com risco de temporais em diversos pontos. Em contraste, o calor continuará predominando em grande parte do Centro-Oeste e do Nordeste, acompanhado por baixos índices de umidade relativa do ar.
Região Sul – (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul): Chuva forte, temporais e rajadas de vento em áreas do Rio Grande do Sul.
No Rio Grande do Sul, a formação de uma área de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai, associada à atuação de um cavado em altitude e ao avanço de uma frente fria pelo oceano, irá modificar as condições climáticas. A chuva se intensificará principalmente no oeste, sudoeste, Campanha Gaúcha e partes isoladas da região central entre a tarde e a noite, com risco de temporais e acumulados elevados, especialmente no sudoeste e na região central. O litoral e o sul de Santa Catarina também podem registrar chuvas de intensidade moderada a forte. Nas demais áreas do estado, o tempo permanecerá firme, com temperaturas em elevação. As rajadas de vento podem variar entre 40 e 50 km/h e, em alguns pontos específicos, podem atingir de 70 a 90 km/h no sudoeste e na parte da Campanha Gaúcha.
Previsão do tempo para domingo (27/09)
Região Sul – (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul): Temporais avançam pelo Rio Grande do Sul e atingem áreas de Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, especialmente no oeste, Campanha, faixas sul e leste, litoral e parte da região central, haverá condições para pancadas e temporais isolados logo nas primeiras horas e ao longo do dia. Os temporais poderão ser acompanhados de descargas elétricas e rajadas de vento, com possibilidade de acumulados elevados no sudoeste, região central e Santa Maria, onde há um alerta de perigo. As chuvas também alcançarão o sul e interior de Santa Catarina, com risco de temporais no norte e nordeste gaúcho, bem como no sul do estado catarinense. Nas demais áreas de Santa Catarina e no Paraná, o tempo deverá ser firme, com possibilidade de chuva fraca e isolada, especialmente no litoral. A passagem da frente fria pelo oceano deverá aumentar a nebulosidade e provocar uma leve queda nas temperaturas na faixa leste.
Capitais em destaque:
Porto Alegre – RS: Chuva ganha força no domingo. O sábado terá poucas nuvens, com temperaturas alcançando até 25°C. No domingo, a expectativa é de aumento na nebulosidade e chuvas moderadas a fortes com máximas em torno de 22°C.
Curitiba – PR: Tempo firme durante o fim de semana. O sábado será ensolarado, com máxima de 28°C. No domingo, haverá aumento de nuvens, com temperaturas em torno de 26°C.
