A cidade de Marquinho, no centro-sul do Paraná, foi severamente afetada por um temporal com vendaval e granizo no domingo (1º), resultando em danos que atingiram mais de 70% da população, segundo informações do prefeito Elio Bolzon Junior, conhecido como Juninho (MDB).
O vento forte danificou residências, derrubou postes e prejudicou a rede elétrica local. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, o prefeito mostrou os estragos em casas, escolas e instalações públicas, incluindo a prefeitura.
A administração municipal solicitou apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para prestar assistência aos moradores. Inicialmente, a prefeitura iniciou a distribuição de lonas para proteger provisoriamente as casas danificadas.
Juninho informou que um levantamento detalhado dos danos será realizado, visando a declaração de situação de emergência e a solicitação de telhas de fibrocimento para as famílias afetadas. Ele também mencionou que parte da cidade ainda se encontra sem energia elétrica, e orientou os moradores a entrarem em contato com a prefeitura para relatar suas situações, apesar das dificuldades causadas pela falta de luz.
Novas tempestades previstas para o Paraná
A Defesa Civil do Paraná emitiu alerta para a possibilidade de novas tempestades intensas em todo o estado nesta segunda-feira (2). As cidades de Paranavaí, Maringá, Cornélio Procópio e Londrina estão entre as áreas com risco considerado alto.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um aviso de tempestade, classificando a severidade como “perigo”, válido até 23h59 desta segunda. A previsão indica chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos de 60 a 100 km/h, além da possibilidade de granizo.
O alerta inclui riscos de interrupção no fornecimento de energia, danos à agricultura, queda de árvores e alagamentos. Este aviso se estende para outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Em caso de rajadas de vento, a população deve evitar abrigar-se debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado desligar aparelhos elétricos sempre que possível.
Para situações de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
