A empresa Perfilor, uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Tekno, anunciou um investimento de R$ 100 milhões para a construção de uma nova fábrica em Araquari, no litoral Norte de Santa Catarina. As obras tiveram início em abril e a operação está prevista para começar no primeiro trimestre de 2025. A nova unidade complementa a já existente em Lorena, São Paulo.
A instalação da nova fábrica é considerada estratégica para a expansão geográfica da empresa na região Sul do Brasil, atendendo a demanda por coberturas termoisolantes em obras industriais e comerciais, além de câmaras frias e salas limpas voltadas para o agronegócio e a indústria farmacêutica, conforme explica Eduardo Zanotti, vice-presidente comercial da ArcelorMittal Aços Planos para América Latina.
O mercado de telhas e painéis termoisolantes tem mostrado crescimento constante, variando entre 5% e 7% ao ano nos últimos dez anos. “Estamos otimistas em relação ao futuro desse mercado no Brasil e queremos continuar nossa trajetória de crescimento com essa nova unidade, utilizando nossa expertise adquirida na Europa”, adiciona Zanotti. A nova fábrica não só atenderá a demanda do Sul do Brasil como também gerará cerca de 100 empregos temporários durante as obras. Após a conclusão das atividades, estima-se que a unidade contará com 80 funcionários efetivos. As operações serão abastecidas por bobinas galvanizadas provenientes da unidade Vega da ArcelorMittal, localizada em São Francisco do Sul, e pré-pintadas pela Tekno.
