UBS Resolve do Novo Horizonte cria Roda de Conversa

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

A UBS Resolve (Unidade Básica de Saúde) do Novo Horizonte iniciou um novo projeto, batizado de Roda de Conversa, que faz parte da meta de aumentar sempre mais a aproximação com a comunidade, identificando novos serviços para a população.

Projetos com esse enfoque são o diferencial da UBS Resolve, que lidera o ranking de elogios de usuários enviados por meio do sistema 156 sobre as unidades básicas da rede pública. 

Neste ano, a UBS Resolve do Novo Horizonte recebeu 16% do total de elogios feitos pelo 156 referentes ao atendimento geral. A média entre as demais ficou em 2% do total registrado. 

A unidade abrange 18 bairros da região leste, com mais de 30 mil pessoas cadastradas. Ela tem 8 USF (Unidade de Saúde da Família), 5 no prédio do Novo Horizonte e 3 nos bairros Majestic, Primavera e Santa Hermínia. No ano passado, foram feitos cerca de 14 mil atendimentos.

A Roda de Conversa foi criada em janeiro com um participante, registrou aumento em fevereiro e reuniu 10 pessoas nesta terça-feira (26). A intenção é ampliar o programa para as unidades de Saúde da Família. Um primeiro encontro já  foi feito na USF do Jardim Majestic.

Apoio

Os participantes são pacientes convidados por médicos das USF ou da UBS Resolve, que identificam pessoas que precisam de um apoio extra. O objetivo é acolher e avaliar casos que devem ter um acompanhamento especializado.

São pacientes que estão enfrentando alguma dificuldade emocional, conflitos familiares, que estão vulneráveis a algum tipo de violência, têm baixa autoestima e pouca qualidade de vida. 

O grupo Roda de Conversa é formado por uma médica, uma técnica de enfermagem e um agente comunitário de saúde. A proposta é que as reuniões sejam quinzenais para fortalecer o vínculo com a comunidade.

Grupos

“Oferecemos um espaço de escuta e acolhimento que auxilia na saúde emocional. Muitas pessoas ainda têm preconceito sobre procurar ajuda psicológica e vamos quebrando esses estigmas”, disse Daniela Rejane de Sá, assistente social da UBS Resolve. 

Na unidade do Novo Horizonte funcionam vários outros grupos como o Lian Gong (prática corporal oriental para tratamento de dores crônicas), Crocheterapia, Saúde Mental, Grupo contra o Tabaco, Hiperdia (para acompanhamento de hipertensos), Amamentação, Ação em Saúde (informações sobre os serviços prestados) e Meu Atendimento. 

Todas as UBS’s Resolve da rede pública são mantidas pela Prefeitura. As unidades do Novo Horizonte, Eugênio de Melo, Vista Verde, Vila Tesouro e Vila Industrial são gerenciadas pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *