Hospital Municipal Santa Isabel realiza II Barifit, que vai reunir pacientes bariátricos na orla

Especialista e referência no tratamento de pacientes com obesidade grave, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) vai promover, na próxima sexta-feira (22), o ‘II Barifit – Encontro de Pacientes Bariátricos do HMSI’. A ação será realizada às 7h30 no Busto de Tamandaré e reforça a conscientização sobre prevenção e tratamento da doença.  

Participarão do evento profissionais de saúde que integram a equipe multiprofissional do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Santa Isabel, pacientes em acompanhamento pré-operatório, que estão em preparação para a realização da cirurgia e pacientes que já realizaram o procedimento.  

“Vamos reunir mais uma vez a equipe responsável pelo serviço, os pacientes e toda gestão que colaborou para que o sonho da bariátrica fosse possível no âmbito municipal. Queremos comemorar com todos o sucesso do serviço realizado no Hospital Municipal Santa Isabel”, disse a diretora-geral do HMSI, a médica Adriana Lobão.  

O I Barifit promovido pelo Hospital Municipal Santa Isabel foi realizado com sucesso em 2023, chamando a atenção da população para a prevenção da obesidade e mostrou o trabalho feito na unidade hospitalar no enfrentamento e tratamento da doença.  

Desde sua implantação, em dezembro de 2021, o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel, que é coordenado pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, já realizou 80 procedimentos, devolvendo saúde e qualidade de vida aos pacientes beneficiados.  

A cirurgia bariátrica faz parte da assistência de alta complexidade oferecida pelo HMSI, que é administrado pela Prefeitura de João Pessoa, aos usuários da rede municipal de saúde. O procedimento é indicado para pacientes que sofrem com obesidade grave e não tiveram sucesso em controle do peso após medidas clínicas, como dieta, atividade física e medicamentos.  

Para indicação da cirurgia é utilizado o IMC (Índice de Massa Corpórea). Pacientes com IMC a partir de 40 ou pessoas que tenham IMC acima de 35 associado a alguma doença relacionada à obesidade são candidatos aptos. O procedimento só é feito após uma rigorosa avaliação e todo um processo de preparação do paciente.  

SPA cirúrgico – O Hospital Santa Isabel também conta com um SPA Cirúrgico, que beneficia pacientes inscritos no Serviço de Cirurgia Bariátrica e que possuem dificuldade extrema na perda de peso, um dos pré-requisitos necessários para realização da cirurgia bariátrica.  

Através da indicação do cirurgião, o SPA possibilita a internação hospitalar em leitos exclusivos e adaptados, as condições que os pacientes necessitam para a perda de peso necessária para realização da cirurgia, como acompanhamento diário e contínuo com dietas mais restritivas associadas a atividades físicas, fisioterapias respiratórias e acompanhamento psicológico.  

Doença afeta 1 bilhão de pessoas no mundo – O mês de março tem uma data, o dia 4, que é lembrado como o Dia Mundial da Obesidade. Mais de 1 bilhão de pessoas estão vivendo com obesidade no mundo, de acordo com uma análise global publicada na revista The Lancet. A pesquisa foi feita em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados mostram que a doença mais do que dobrou entre adultos e quadruplicou entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, no período entre 1990 e 2022.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *