Agência Brasil
Uma nova frente fria deverá atingir o Sul do Brasil nos próximos dias, aumentando a instabilidade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os ventos devem ganhar força após a passagem de um ciclone extratropical pela Argentina, entre domingo (20) e segunda-feira (21), com direção ao Oceano Atlântico.
Meteorologistas não descartam tempestades e granizo nas três regiões. O Inmet emitiu um aviso de perigo, alertando para chuvas de 50 a 100 mm, ventos intensos, queda de árvores e risco de cortes no fornecimento de energia elétrica.
Áreas de instabilidade se formarão na faixa oeste do Brasil, favorecendo pancadas de chuva e trovoadas desde o oeste da Amazônia até o Sul, passando pelo oeste e sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
No Norte, a previsão é de contrastes climáticos, com chuvas no oeste e clima seco no leste. No Nordeste, o litoral deve apresentar nuvens e chuvas isoladas, enquanto o interior permanece quente.
No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul pode registrar chuvas com trovoadas e granizo. A instabilidade deve continuar no Sudeste, especialmente em São Paulo, que segue sob alerta de tempestade.
Notícias relacionadas
Fonte: Agência Brasil
