Uma nova frente fria deve avançar nos próximos dias sobre o Sul do Brasil, trazendo instabilidade principalmente ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é de chuvas intensas e possíveis danos em várias regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a intensificação dos ventos será resultado da passagem de um ciclone extratropical pela Argentina, programada entre domingo (20) e segunda-feira (21). Após isso, o fenômeno deve se deslocar para o Oceano Atlântico.
O Inmet emitiu um aviso de perigo para as áreas afetadas, prevendo chuvas entre 50 e 100 milímetros, ventos intensos, granizo e risco de queda de árvores e alagamentos.
Uma formação de áreas de instabilidade é esperada em toda a faixa oeste do Brasil entre sábado (19) e domingo (20), promovendo pancadas de chuva e trovoadas que se estendem do oeste da Amazônia até o sul, incluindo o oeste e sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
No Centro-Oeste, a instabilidade se intensificará no oeste e sul da região. Em Mato Grosso do Sul, a previsão inclui chuvas e trovoadas em todo o estado neste sábado, especialmente com risco de granizo no sul. O aviso de perigo para tempestades abrange cidades como Ponta Porã, Amambai, Dourados, Ivinhema e Naviraí, válido até domingo. As pancadas de chuva e trovoadas isoladas devem continuar no centro e sul do estado no domingo.
No Sudeste, o fim de semana começa instável no sudoeste e sul paulista, com avisos de tempestade na divisa entre São Paulo e Paraná. A instabilidade deve persistir no domingo e na segunda-feira, principalmente no sul paulista.
O avanço da frente fria e das áreas de instabilidade concentra o maior risco de tempestades entre sábado (19) e segunda-feira (21), com foco nas chuvas volumosas, ventos fortes e granizo nas regiões Sul, de Mato Grosso do Sul e no sul paulista.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
