Leandro Czerniaski/JdeB
Uma encosta no bairro São Francisco, em Francisco Beltrão, apresenta risco de deslizamento devido a fissuras que foram detectadas durante o último fim de semana. O local é monitorado pela Defesa Civil há aproximadamente quatro anos e, com as chuvas recentes, houve um aumento na instabilidade. Cerca de 40 famílias residem na área de preservação que foi invadida, e até o momento não existem soluções para a realocação dos moradores.
Neste sábado, o prefeito licenciado Antonio Pedron e a prefeita em exercício, Lurdinha Bertani, juntamente com a Defesa Civil e a Polícia Militar, estiveram no local para dialogar com os moradores sobre a situação e solicitar a retirada temporária das famílias devido ao risco de deslizamento.
“Temos um laudo técnico atestando que o local pode vir abaixo e, pensando na segurança de todos, viemos solicitar que saiam de casa até que o tempo firme”, declarou Pedron.
A Prefeitura disponibilizou abrigo e alimentação para aqueles que optassem por deixar a área, oferecendo suporte integral. No entanto, muitos moradores decidiram permanecer, temendo que ao saírem não pudessem retornar. Um dos líderes dos moradores expressou: “Deu pra ver que está rachando, mas não temos interesse em ir para abrigo.” Eles reivindicam uma solução que não os deixe desabrigados.
Em 2022, outras casas próximas ao barranco foram realocadas, mas a situação do restante dos moradores continua sem solução definitiva. Uma comissão foi formada para buscar locais alternativos para a realocação das famílias.
