A formação de um ciclone extratropical no oceano e a atuação de uma faixa de umidade devem manter o tempo instável no Sul do Brasil durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, entre sexta-feira (9) e terça-feira (13). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um corredor de umidade que se estende da Amazônia ao Sul favorece a ocorrência de chuvas e temporais na região.
Os acumulados de chuva podem superar 300 milímetros em pontos do Oeste do Paraná, especialmente na região de Foz do Iguaçu. Grande parte do estado pode registrar volumes superiores a 100 milímetros. Também há previsão de chuvas intensas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O Inmet alerta para a possibilidade de temporais, com risco de granizo e rajadas de vento em algumas áreas do Sul. No sábado (10), a chuva deve atingir áreas dos três estados do Sul, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, uma área de baixa pressão atmosférica atuando sobre o Rio Grande do Sul neste sábado deve avançar para o oceano, dando origem ao ciclone extratropical a Leste do Uruguai. O sistema se intensificará no domingo (11), mas permanecerá distante do continente, não devendo provocar ventos ciclônicos intensos no Sul do Brasil.
Onde deve chover mais
- Paraná: Maior acumulado de chuva, especialmente no Oeste, com possibilidade de mais de 300 milímetros.
- Santa Catarina: Chuva nas regiões Oeste e Centro, com pancadas acompanhadas de trovoadas e risco de granizo até terça-feira (13).
- Rio Grande do Sul: Instabilidade no Norte e Noroeste, com melhora do tempo no Sul ao longo do sábado. A chuva pode voltar a ocorrer em pontos do Norte nos dias seguintes.
- Mato Grosso do Sul: Chuva e trovoadas, principalmente no Oeste e Sul. Em São Paulo, pancadas fortes no Oeste, Centro, Leste e Sul, com acumulados acima de 80 milímetros no Leste paulista.
Frio no Sul e calor em outras regiões
Além da chuva, a passagem de uma frente fria deve provocar queda nas temperaturas em parte do Sul. Em Porto Alegre, a máxima prevista para segunda-feira é de apenas 13°C. Em Florianópolis, a temperatura não deve passar de 18°C, enquanto Curitiba pode registrar máximas de 19°C.
Em outras regiões do país, como o Norte e Nordeste, o calor e o tempo seco prevalecerão. O Inmet aponta que as temperaturas podem superar 40°C em partes do leste do Amazonas, oeste e sul do Pará, bem como no leste de Mato Grosso. Teresina, no Piauí, também pode registrar máximas de 40°C durante o feriado.
