Um ciclone extratropical deve se formar entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o Atlântico, trazendo intensificação da instabilidade meteorológica no centro-sul do Brasil. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o sistema se deslocará em direção ao oceano ao longo do sábado, atingindo sua intensidade máxima.
As áreas afetadas incluem o noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com risco de granizo e fortes chuvas. Um alerta foi emitido devido à ocorrência recente de temporais e a passagem de pelo menos dois tornados pelo Paraná. O dia de sexta-feira se destaca pelos altos níveis de instabilidade, com possibilidade de microexplosões, ventos fortes de até 100 km/h e novos tornados, especialmente no centro-sul e oeste do Paraná e de Santa Catarina.
O Inmet alerta a população para a possibilidade de perigo aparente, recomendando que busquem abrigo e evitem ficar ao ar livre durante as rajadas de vento, uma vez que árvores podem cair e há risco de descargas elétricas.
A instabilidade não se limita a áreas de alerta vermelho; cidades de São Paulo, sul e sudeste de Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro também devem esperar temporais nos próximos dias. Em Presidente Prudente, as aulas foram suspensas devido às condições climáticas adversas, com relatos de granizo e ventos fortes.
O Inmet emitiu um alerta laranja para estas regiões, trazendo a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos entre 60 e 100 km/h, além de possíveis danos a plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

As autoridades recomendam atenção redobrada enquanto as condições climáticas adversas persistirem nas próximas horas.
fonte: NOME DA FONTE
