Primeiro ciclone da primavera traz alerta para onda de tempestades no Sul
A formação do primeiro ciclone extratropical da primavera está prevista para quarta-feira (30) e já provoca mudanças no tempo em diferentes áreas do Brasil, com atenção especial para a Região Sul. As condições atmosféricas favoráveis já indicam a possibilidade de tempestades intensas e chuvas volumosas a partir deste fim de semana.
De acordo com a previsão da Meteored, o sistema irá avançar pelo Centro-Sul e aumentar significativamente o risco de tempestades em várias regiões. A pressão atmosférica começará a cair, favorecendo a organização de áreas de instabilidade capazes de gerar tempestades potencialmente severas.
Impactos nas cidades da Região Sul
A onda de tempestades deverá começar no domingo (27), especialmente na metade oeste do Rio Grande do Sul, sendo esperada para se espalhar por toda a Região Sul até terça-feira (29). A previsão aponta para o maior potencial de severidade na porção oeste do Rio Grande do Sul, onde há risco de granizo e vendavais. Situações como microexplosões ou tornados isolados também não estão descartadas.
Estados em alerta
Os estados mais impactados pelas chuvas e severidade do tempo incluem:
- Rio Grande do Sul: espera-se que o estado seja o mais afetado, com acumulados de chuva entre 150 mm e 200 mm até o fim da quinta-feira (1º), especialmente na Campanha Gaúcha, com forte possibilidade de granizo e ventanias.
- Santa Catarina: a chegada da frente fria pode fazer com que pontos isolados registrem precipitações volumosas superior a 100 mm.
- Paraná: também sentirá os efeitos das chuvas fortes, podendo acumular mais de 100 mm em áreas específicas.
- São Paulo: ao avançar a frente fria em direção ao sudeste, o estado poderá registrar volumes de chuvas acima de 100 mm.
- Rio de Janeiro: também poderá enfrentar tempestades com acumulados superiores a 100 mm devido à umidade associada à frente fria.
Volumes de chuva elevados
Entre domingo (27) e terça-feira (29), as chuvas no Rio Grande do Sul devem se intensificar, com acumulados diários que podem ultrapassar 80 mm, um volume incomum para o período.
Na quarta-feira (30), com a consolidação do ciclone, a frente fria deve atuar também no Paraná e em Santa Catarina, organizando um corredor de umidade que poderá atingir até a região Amazônica.
Os maiores volumes de precipitação até o fim da quinta-feira (1º) estão previstos para a Campanha Gaúcha, onde os acumulados de chuva poderão chegar entre 150 mm e 200 mm, com áreas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro também apresentando chuvas significativas.
Fonte: Reprodução/Meteored
