O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para tempestades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com previsão de chuvas intensas, trovoadas e possibilidade de granizo a partir de quinta-feira (22). O órgão também monitora a formação de um ciclone extratropical que pode se desenvolver entre o litoral do Rio Grande do Sul e o Uruguai, o que poderá intensificar as instabilidades nos próximos dias.
Segundo a previsão divulgada na quarta-feira (21), o aumento da umidade e a intensificação de áreas de baixa pressão favorecem a formação de tempestades, especialmente no Sul do Brasil. Para a sexta-feira (23), há avisos laranja de perigo em partes do Paraná, Santa Catarina e no extremo sul de Mato Grosso do Sul.
Previsão para a Região Sul
Na quinta-feira (22), a previsão indica chuvas e trovoadas em todos os estados do Sul, com alerta amarelo de perigo potencial. Na sexta-feira (23), o alerta sobe para laranja no norte, centro-oeste e oeste do Paraná, no centro e oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. Em outras áreas, permanece o aviso amarelo.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também alerta para temporais com granizo, que pode ser de grandes dimensões, e rajadas de vento superiores a 80 km/h, especialmente na sexta-feira. Os acumulados de chuva entre quarta (21) e sexta-feira podem ultrapassar 150 milímetros em pontos das Missões, Noroeste e Norte do estado.
Monitoramento de ciclone extratropical
A previsão aponta para a intensificação de uma área de baixa pressão sobre o norte da Argentina, oeste do Paraguai e sul da Bolívia nesta quinta-feira, transportando calor e umidade em direção ao Sul do Brasil.
Na manhã de sexta-feira (23), outro sistema de baixa pressão pode se organizar no leste da Argentina e avançar para o Oceano Atlântico, com possibilidade de dar origem a um ciclone extratropical entre o litoral gaúcho e o Uruguai. O Inmet ressalta que a formação do ciclone ainda não está confirmada. Caso ocorra, o sistema poderá reforçar as tempestades no Sul, especialmente a partir de sábado (24).
Modelos meteorológicos indicam a possibilidade de acumulados superiores a 100 milímetros em 24 horas em algumas localidades, especialmente no oeste e norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
Orientações da Defesa Civil
No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil alerta para possíveis alagamentos no Oeste e Noroeste durante a quinta-feira. O risco aumenta na sexta-feira em áreas do Noroeste, Norte e Sul, com elevação dos níveis de arroios e pequenos rios.
A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas alagadas, não atravesse ruas ou pontes cobertas pela água e mantenha distância de árvores, postes e estruturas que possam cair durante os ventos fortes. Em caso de granizo ou ventos intensos, procure abrigo em construções seguras e permaneça longe de janelas.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
