A Região Sul do Brasil enfrenta uma nova rodada de instabilidade nesta terça-feira (29). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de perigo, para tempestades em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A previsão indica chuva volumosa, com acumulados entre 50 e 100 milímetros por dia, rajadas de vento de até 100 km/h e possibilidade de granizo. As condições exigem atenção, principalmente em áreas que já registraram chuvas fortes nos últimos dias.
O aviso começou à meia-noite desta terça e permanece válido até as 23h59. A instabilidade ocorre devido à combinação entre uma frente fria e a formação de um novo ciclone extratropical no Sul do continente. Segundo o Inmet, o sistema provoca mudanças importantes no tempo no Centro-Sul do país.
Santa Catarina terá risco de temporais severos
Em Santa Catarina, a previsão exige atenção em praticamente todo o território. A Epagri/Ciram aponta risco alto para temporais entre segunda-feira (28) e terça-feira (29), com possibilidade de chuva intensa, raios, ventos fortes e granizo.
O órgão destaca a possibilidade de tempestades severas localizadas no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais áreas, a previsão indica chuva mais intensa e persistente, além de temporais isolados.
De acordo com a previsão, o avanço da frente fria mantém a instabilidade também durante a madrugada de quarta-feira (30), especialmente próximo à divisa com o Paraná.
Rio Grande do Sul mantém atenção para chuva forte
No Rio Grande do Sul, o Inmet coloca diversas regiões em área de perigo, incluindo o Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudoeste, Sudeste, Noroeste e Nordeste Rio-grandense.
Além do risco de tempestades, o cenário preocupa pelo volume de chuva acumulado. O Cemaden aponta possibilidade alta de eventos hidrológicos em áreas das regiões de Santa Maria, Santa Cruz do Sul-Lajeado, Caxias do Sul e Porto Alegre. A previsão indica continuidade das chuvas e possibilidade de pancadas de forte intensidade.
Moradores de áreas próximas a rios, córregos e encostas devem acompanhar os alertas oficiais e observar qualquer mudança no nível da água.
Paraná também entra na área de alerta
No Paraná, o alerta alcança diversas regiões, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, Norte Pioneiro, Noroeste, Norte Central, Sudoeste, Sudeste, Oeste, Centro Ocidental, Centro Oriental e Centro-Sul.
A atuação do ciclone e da frente fria pode provocar chuvas fortes, descargas elétricas, rajadas intensas e queda de granizo.
Os efeitos do sistema também podem alcançar áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, especialmente durante o avanço da frente fria.
Alerta para ventos, granizo e alagamentos
Diante desse cenário, o Inmet alerta sobre a possibilidade de queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações e alagamentos.
Durante as tempestades, a orientação é evitar áreas abertas e não permanecer próximo a árvores. Também é importante não estacionar veículos perto de torres de transmissão, placas de propaganda e outras estruturas que possam cair.
Além disso, sempre que houver risco de descargas elétricas, recomenda-se desligar aparelhos eletrônicos e, se possível, o quadro geral de energia.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
