Vasco da Gama conquista o Campeonato Brasileiro Feminino A2
O Vasco da Gama é o grande campeão do Campeonato Brasileiro Feminino A2. Neste domingo, em São Januário, no Rio de Janeiro, as Meninas da Colina foram superadas pelo Itabirito por 2 a 1 no jogo de volta, mas garantiram a conquista com o placar agregado de 4 a 3.
A taça vem para coroar uma trajetória quase perfeita da equipe, que manteve uma campanha invicta até a final, conhecendo sua única derrota na partida decisiva. A vantagem determinante foi construída no primeiro confronto, em que o Vasco venceu as mineiras por 3 a 1 fora de casa.
Jogo decisivo
Precisando reverter a diferença de dois gols, o Itabirito começou a partida pressionando e capitalizou em um erro da goleira vascaína logo no início. Aos 4 minutos, Bruna Marques aproveitou a falha e marcou, abrindo o placar para as visitantes.
O time mineiro manteve uma postura agressiva, ampliando no início do segundo tempo. Com apenas dois minutos jogados, Luana Rodrigues finalizou de forma magnífica e igualou o placar agregado, levando a disputa momentaneamente para os pênaltis.
Contudo, com o apoio dos torcedores presentes, o Vasco buscou retomar o equilíbrio. A tranquilidade voltou aos 35 minutos do segundo tempo, quando Ju Santos diminuiu o marcador para 2 a 1, garantindo assim o título nacional para o clube carioca.
Público recorde em São Januário
A grande final também foi marcada por um feito expressivo, com a presença de 8.004 torcedores em São Januário, estabelecendo o maior público de uma partida de competições nacionais do futebol feminino em 2026. Este número superou a marca anterior da temporada, que pertencia ao duelo de ida da semifinal da Série A1 entre Bahia e Corinthians, assistido por 5.811 pessoas na Arena Fonte Nova.
