Radar»Notícias»Supersafra de grãos leva Porto de São Francisco do Sul a movimentar 1,8 milhão de toneladas em agosto

Supersafra de grãos leva Porto de São Francisco do Sul a movimentar 1,8 milhão de toneladas em agosto

Crescimento histórico do porto reflete a safra recorde de grãos no Brasil, destacando-se nas exportações de milho e soja.

Resumir com:
Compartilhar:
Supersafra de grãos leva Porto de São Francisco do Sul a movimentar 1,8 milhão de toneladas em agosto

Agosto foi o melhor mês da história do Porto de São Francisco do Sul, com a movimentação de mercadorias chegando a 1,8 milhão de toneladas. Este número representa um aumento de 34% em relação a julho, quando foram movimentadas 1,4 milhão de toneladas. O crescimento do porto está diretamente relacionado à safra recorde de grãos no Brasil, que tem impulsionado as exportações, especialmente de milho e soja.

No último mês, as exportações atingiram 1,1 milhão de toneladas, impulsionadas por 578 mil toneladas de milho e 531 mil toneladas de soja. As importações totalizaram 727 mil toneladas, lideradas por produtos siderúrgicos, como bobinas, barras e chapas de aço, que somaram 400 mil toneladas, além de fertilizantes, com 326 mil toneladas.

No acumulado de janeiro a agosto, o porto registrou o embarque e desembarque de 10,8 milhões de toneladas, um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2022, que teve 8,6 milhões de toneladas. As exportações somaram 6,5 milhões de toneladas, incluindo 4,4 milhões de soja e 1,6 milhão de milho, além de 200 mil litros de óleo de soja e 150 mil toneladas de madeira. As importações, por sua vez, alcançaram 4,3 milhões de toneladas, predominadas pelo aço, com 2,2 milhões de toneladas, e fertilizantes, que somaram 1,7 milhão de toneladas.

A produção brasileira de grãos na safra 2022/2023 está estimada em 322 milhões de toneladas, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), representando um crescimento de 18% em relação à temporada anterior.

Bruno Tavares

Desenvolvedor Web

Bruno Tavares é redator esportivo, empreendedor digital e especialista em produção de conteúdo para a internet. No Radar Sul, acompanha o futebol brasileiro e internacional, a Seleção Brasileira, os bastidores dos clubes e o mercado da bola, produzindo notícias claras, diretas e relevantes para o torcedor. Também atua com SEO e estratégias digitais desde 2008.

SEOWordPressMarketing