‘Dia D’ de vacinação em João Pessoa tem parcial de quase 5 mil doses aplicadas
A população de João Pessoa foi convocada e respondeu positivamente ao chamado para atualizar a caderneta e o cartão de vacina neste sábado (12), ‘Dia D’ de vacinação. Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas municipais, Centro Municipal de Imunização e pontos móveis espalhados pela cidade funcionaram para atender o público.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos cinco Distritos Sanitários e nas Policlínicas das Praias, Mandacaru, Cristo, Mangabeira e Jaguaribe, que atenderam das 8h às 12h, foram aplicadas 4.907 doses de vacinas, o que mostra um esforço contínuo da saúde pública em proteger e garantir o bem-estar da população.
A mobilização, realizada em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, visou aumentar a cobertura vacinal para grupos prioritários. O objetivo foi proteger contra Influenza, HPV e dengue, alcançando públicos específicos como crianças, adolescentes e jovens.
População protegida – O bancário Feliciano Marques levou a mãe, dona Maria da Glória, de 89 anos, ao Home Center Ferreira Costa, um dos pontos de vacinação. Lá, ela foi imunizada contra Influenza e renovou a vacina contra a Covid-19. Feliciano resumiu o sentimento do dia: “Esse é um dia muito importante, não só como filho, mas também como ser humano. Espero poder trazê-la em diversas outras campanhas pelo bem dela”.
Fátima de Lourdes, de 70 anos, e Santino Gomes, de 74 anos, casados há 48 anos, são exemplos de amor e prevenção. Sempre mantiveram as cadernetas de vacinação atualizadas e compartilham essa prática com os familiares. “Levamos esse exemplo a todos os nossos familiares”, disse Fátima, que destacou também a importância da vacinação para a saúde e o bem-estar de todos. “Espalho pelos quatro cantos a felicidade e a segurança de estar imunizada”, completou.
A advogada Talita Soares, grávida de 8 meses, também atendeu ao chamado e aproveitou o ‘Dia D’ de vacinação para se proteger. Já a bancária Ana Barros e o esposo, Tibério Amorim, levaram o pequeno Miguel, de 3 anos, para ser imunizado na Policlínica Municipal de Mandacaru. Miguel recebeu a vacina contra a Influenza e a dose de reforço de vitamina A. Ele tomou a segunda dose nos braços do pai e saiu sorridente, comentando: “tomei igual ao meu gagau [mingau]”, mostrando alegria.
Ana Barros, a mãe, expressou a expectativa de também receber a dose contra a Influenza. “Vamos esperar que o público geral possa ter acesso e eu, minha filha Mariana de seis anos e meu marido possamos tomar o quanto antes”, finalizou.