Setor de transportes gera saldo superior a 10 mil novas vagas de emprego em Santa Catarina Economia

Obras do Governo do Estado no trevo da rodovia Antonio Heil com a BR-101, em Itajaí. Foto: Eduardo Valente/GOVSC

O setor de transporte, armazenagem e correio registrou saldo positivo de 10.523 novos vínculos de trabalhos formais no estado de Santa Catarina, no acumulado entre janeiro e novembro de 2024. Os dados foram consolidados pelo Novo Caged – método de geração de estatísticas sobre a movimentação de empregados do mercado de trabalho formal.

No saldo acumulado, o setor apresentou crescimento de 6,76%, superando o crescimento médio nacional de 5,19%. Em síntese, o saldo é calculado com base na diferença entre o número de trabalhadores contratados (admissões) e o número de trabalhadores que deixaram seus empregos (desligamentos) nos períodos analisados.

De forma isolada, em novembro de 2024 o saldo de empregos foi de 592 novas vagas no setor de transporte, armazenagem e correio. Trata-se de um crescimento relativo de 0,36% em Santa Catarina, que supera a média nacional de crescimento, de 0,26%. De acordo com as análises setoriais da Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina (DIPP-SEPLAN), com base no Novo Caged, o setor de transporte, armazenagem e correio apresenta um crescimento contínuo de novas contratações. Só para exemplificar, entre dezembro de 2020 e novembro de 2024 o crescimento do número de empregados no setor foi de 33,9%, enquanto a média nacional foi de 20,6%. Portanto, em quatro anos, o setor gerou 42.046 novas vagas de trabalho com carteira assinada em solo catarinense.

Detalhamentos sobre o setor

No grupamento do setor de transporte, armazenagem e correio, tem destaque a atividade de transporte terrestre. Essa é a terceira que mais emprega entre todos os grupamentos em Santa Catarina. A atividade concentra aproximadamente 4,7% dos trabalhadores formais e registra um expressivo aumento, no acumulado de dezembro de 2020 a novembro de 2024. Isso representa um crescimento de 29,8%, diante de uma média nacional de 20,8%. 

Outro destaque no setor é a atividade de armazenamento e atividades auxiliares dos transportes. Em novembro de 2024 apresentou o segundo melhor saldo no estado, com 350 novas vagas de empregos. No resultado cumulativo de dezembro de 2020 a novembro de 2024, a atividade passou de 21.453 empregados formais para 35.478. Ou seja, um crescimento de 65,38% em aproximadamente quatro anos, enquanto a média nacional foi de 27,62%.

Além das atividades já mencionadas, o grupamento de transporte, armazenagem e correio inclui também as atividades de transporte aquaviário, transporte aéreo, bem como correio e outras atividades de entrega.

SC lidera empregos em transportes

O Secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, destacou a relevância do setor de transportes no desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Segundo ele, este setor é crucial para o mercado de trabalho e para fortalecer ainda mais a competitividade catarinense, beneficiando o agronegócio, a indústria, os serviços e o comércio.

Assim, com base nos dados do Novo Caged do mês de novembro, o secretário observa que “Santa Catarina respondeu por 61% do saldo de empregos no setor de transportes da Região Sul, demonstrando a força do estado nesse segmento vital”.

Usuy enfatizou que o governador Jorginho Mello orienta o governo a continuar desenvolvendo e apoiando políticas públicas que impulsionem a criação de empregos e valorizem o ímpeto empreendedor do povo catarinense. Nesse contexto, essas políticas contribuem para uma integração logística dinâmica e sustentável, atraindo continuamente novos empreendimentos para o estado.

Obtenha informações detalhadas no Boletim completo da Seplan/SC: https://www.seplan.sc.gov.br/indicadores-e-boletins-economicos/