Retrospectiva 2024: CASAN encerra ano com obras estruturais e inovações na gestão 

Reservatório Lombas, em Içara, inaugurado em 2024. Foto: Cid Junkes/Acervo CASAN

O ano de 2024 foi de avanços para o saneamento, abastecimento de água e a saúde pública em Santa Catarina, com investimentos da CASAN (Companhia de Águas e Saneamento) na ordem de R$ 420 milhões, contabilizados até outubro. O balanço total tem previsão de fechamento com valor aproximado de R$ 500 milhões, direcionados à melhoria da infraestrutura de abastecimento, coleta e tratamento de esgotos.

Em conjunto com obras de novos reservatórios, instalação e modernização de redes de água e esgoto, adutoras e Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, a Companhia investiu na utilização de novas tecnologias, buscando inovações no saneamento, sustentabilidade e modernização em suas operações, eficiência na gestão de recursos e melhorias no atendimento à população catarinense. Atualmente, a Companhia atende 194 municípios.

“Desde que iniciamos o trabalho na CASAN, nosso foco tem sido associar a ampliação da infraestrutura de saneamento e garantia do abastecimento, com uma revisão do modelo de negócios da empresa, buscando uma mudança cultural nas ações administrativas e operacionais. É um cuidado que leva em conta a performance financeira e a saúde organizacional, valorizando talentos do quadro operacional da Companhia para atender cada vez melhor os clientes e avançar na sustentabilidade”, destaca o presidente, Edson Moritz.

Avanços na coleta e tratamento de esgoto

Estação de Tratamento de Esgoto do SES Ipira-Piratuba. Foto: Cid Junkes/Acervo CASAN

Em 2024, a CASAN inaugurou e colocou em operação novos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) em seis municípios: Xanxerê, Ipira, Piratuba, Coronel Freitas, Mafra e Bom Jardim da Serra, aumentando em 8,43% os consumidores atendidos em mais de 26 mil residências. Também foram executadas ampliações dos serviços em Florianópolis, como a ETE Ingleses, e em Balneário Piçarras (Bacias 5 e 6).

Somente em esgotamento sanitário, os investimentos já aplicados neste ano (até outubro) chegam a R$ 219 milhões, equivalente a 52% do total de investimentos. São novas obras de instalação e ampliação dos serviços, além de inovações no modelo de negócios e nas tecnologias de tratamento. A maior obra em andamento está em São José, com a nova ETE Potecas. Em Florianópolis, o SES Saco Grande chegou à fase final de implantação, com a ETE João Paulo entrando em operação no primeiro trimestre de 2025; e o SES Insular avança com a modernização e ampliação da ETE localizada na entrada da cidade.

A Companhia encerra 2024 tratando cerca de 50 milhões de metros cúbicos de esgoto em todo o estado — equivalente a 20 mil piscinas de 2,5 milhões de litros. Com isso, a cobertura com coleta e tratamento em sua área de abrangência passou para 31,14% em áreas urbanas.

Mas, com o objetivo de atender o Novo Marco do Saneamento e alcançar a meta estipulada pelo Governo do Estado em atingir 50% de coleta e tratamento de esgoto até 2026, a Companhia iniciou em 2024 o Programa Esgotamento Sobre Rodas. O projeto-piloto entrou em operação no município de Descanso, no Oeste, com coleta de material em 600 residências e depuração em uma Unidade de Gerenciamento de Lodo.

A meta é levar esse modelo de negócios para municípios de baixa densidade populacional, em que se torna economicamente inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto. A inovação está ainda na forma de tratamento, com uso de leitos filtrantes com plantas (Wetlands). A Solução Baseada na Natureza (SBN) está sendo estudada também em uma unidade experimental instalada em Florianópolis em uma parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso. Foto: Cid Junkes/Acervo CASAN

Segurança Hídrica reforçada

Obra da Nova Estação de Tratamento de Água de Araquari. Foto: Acervo CASAN

A CASAN também prosseguiu com obras de melhoria e ampliação do abastecimento em todas as regiões do Estado, onde já atende 98% dos habitantes das regiões urbanas (1.162.668 residências). Foram mais de R$ 190 milhões já investidos até outubro. Para garantir segurança hídrica, 45 novos reservatórios mais seguros e modernos foram instalados e 25 novos poços perfurados, ampliando a capacidade de água bruta enviada para o tratamento. Entre os destaques, está a nova ETA de Araquari em fase de conclusão, com investimento de R$30 milhões que vai proporcionar mais qualidade de vida à população de um dos municípios que mais cresce em Santa Catarina.

A CASAN também segue com as obras do Projeto Chapecozinho, no Oeste, em três frentes: Adutora de Água Tratada; Reservatórios em Xanxerê e Xaxim; e na Estação de Tratamento de Água. Em Chapecó, a Companhia vem executando a importante Dragagem do Lajeado São José, principal reserva natural de captação de água no município, bem como instalou sete novos reservatórios de água (seis de aço inoxidável e um de aço vitrificado, totalizando 5,8 milhões de litros a mais para a cidade). Novas Adutoras de Água Tratada foram instaladas em São Miguel do Oeste, Barra Velha e Florianópolis. Em Passo de Torres, além de novos reservatórios, a Companhia também implantou uma Lagoa de Água Bruta para reservar 6 milhões de litros de água para o tratamento.

Para a Estação Verão, a Companhia direcionou um investimento de R$ 95 milhões para áreas litorâneas. O valor inclui obras estruturais em ETAs, ETEs e Adutoras, assim como um incremento de pessoal e de equipamentos no setor de água (contratação de caminhão pipa, novos geradores e boosters, manutenções preventivas de ETAs) e de esgoto (contratação de caminhões para limpeza periódica de redes, manutenções preventivas em ETEs e Estações Elevatórias).

Gestão eficiente e inovadora

Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Peri, em Florianópolis, que já opera com energia do Mercado Livre. Foto: Acervo CASAN

Além de investir em reforço na infraestrutura, a CASAN avança na modernização de seus processos administrativos e operacionais, incluindo a proposta de reestruturação da Companhia, que busca modernizar a empresa, fortalecendo sua governança, ampliando sua capacidade de atender consumidores e municípios, e promovendo um ambiente de trabalho baseado na inovação, colaboração e eficiência. Essa transformação está alinhada às metas do Governo e às demandas da sociedade, garantindo uma atuação mais sustentável e competitiva no futuro.

No setor de suprimentos, a economia em 2024 foi de R$27 milhões, com a implantação de boas práticas na gestão de estoques. Outra redução importante de gastos foi conquistada com a entrada no Mercado Livre de Energia, que já permitiu uma economia de R$10 milhões desde 2022. No setor de energia sustentável, a Companhia inovou com a implantação de painéis solares na maior Estação de Tratamento de Água do Estado — ETA José Pedro Horstmann (ETA Cubatão), em Palhoça. A partir de 2025 os painéis vão funcionar de forma plena e a economia gerada será de até R$ 300 mil por ano, o que corresponde a 48% do que é gasto de energia pela ETA, que abastece cinco municípios da Região Metropolitana (Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José, Biguaçu e Florianópolis).

A Companhia também avança no controle de perdas de água, com adoção de inovações tecnológicas para monitoramento da pressão em redes de distribuição com Sistema Telelog (comunicação com os equipamentos de campo) e de Inteligência Artificial com uso de haste eletrônica para localização de vazamentos. 

Os esforços para incluir em seus processos soluções tecnológicas de ponta, controlar gastos e elevar receitas já são reconhecidos pelo mercado financeiro. Este ano a Companhia teve a sua classificação de risco melhorada em duas Agências Internacionais de Investimento. A Agência Fitch elevou o rating nacional de longo prazo da CASAN, passando da categoria de especulação (BB+) para a de investimento (BBB+). E a Moody’s Local BR atribuiu pela primeira vez o Rating de Emissor A+.br à Companhia no rating nacional de longo prazo, certificando a estabilidade financeira.

Melhoria no Atendimento

Os investimentos em obras e ações para eficiência na gestão, têm como objetivo direto para melhoria no atendimento à população de Santa Catarina, onde a CASAN leva água a aproximadamente três milhões de pessoas. Com todos os seus serviços disponibilizados no site www.casan.com.br, Canais de Atendimento on-line, por telefone e aplicativo CASAN SC, além dos Totens para Atendimento e do presencial nas Agências, a Companhia implantou este ano o pagamento das faturas via PIX. Ao longo de 2024, um a cada 10 pagamentos foi feito nesta modalidade, sendo que a maior parte utilizou o QRCode impresso na fatura.

Premiações e Certificados

Em 2024, a CASAN foi publicamente reconhecida por suas práticas de gestão, inovação e compromisso socioambiental. Entre as conquistas, está o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O reconhecimento foi pelo inventário que a Companhia publicou de forma completa, com informações sobre emissões diretas e indiretas pela aquisição de energia nas unidades de tratamento de água e de esgoto, além de fontes não controladas pela Companhia.

Também recebeu o Selo Ouro em premiação da Controladoria-Geral do Estado para Práticas Inovadoras, com o projeto Indicadores Operacionais e de Desempenho do Programa de Integridade. O trabalho de suas equipes foi ainda reconhecido com o Selo Empresa Cidadã, pelo trabalho com jovens aprendizes, e o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, que destaca o Relatório de Sustentabilidade 2023 da CASAN.

Responsabilidade Socioambiental

Atividade de educação ambiental em Ituporanga. Foto: Acervo CASAN

As ações de responsabilidade ambiental também foram reforçadas pela CASAN em 2024 no Estado, com mais de nove mil pessoas atendidas em ações de Educação Ambiental. Atividades de integração e orientação da população foram desenvolvidas pelo Projetos Socioambientais, desenvolvidos em conjunto com obras de esgotamento sanitário para ampliar o entendimento sobre a importância do saneamento para a saúde pública e a qualidade de vida.

O diálogo com a população também foi foco do Programa Trato pelo Saneamento, voltado para a fiscalização e a regularização das ligações de esgoto. Somente em 2024 esse trabalho evitou que mais de 550 milhões de litros de esgoto sem tratamento fossem despejados no meio ambiente. O valor é equivalente a 222 piscinas olímpicas de 2,5 milhões de litros de esgoto que transbordariam para o solo, rios, mar ou praias. Este ano o trabalho foi desenvolvido em Florianópolis (Trato pela Costa Norte), São José (Trato pelo Araújo), Laguna (Trato por Laguna), Criciúma (Trato por Criciúma) e Chapecó (Trato pelo São José), colaborando com a qualidade de vida, a balneabilidade e a conservação do ambiente.

A responsabilidade socioambiental ainda é foco do Programa Mata Ciliar, desenvolvido na Região Oeste. O convênio foi renovado esse ano e vai permitir que mais famílias sejam integradas ao trabalho que permite a proteção e conservação de Áreas de Proteção Permanente ao longo de nascentes e riachos que são afluentes dos principais mananciais de abastecimento no Oeste de Santa Catarina, uma região que é com frequência castigada por estiagens.