Casa do Idoso amplia atividades em todas as quatro unidades
Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
As Casas do Idoso de São José dos Campos ampliaram a oferta de atividades para os frequentadores em 2024, garantindo saúde, bem-estar, diversão, qualidade de vida, socialização e autonomia. Mantidas pela Prefeitura, as 4 unidades – centro, sul, leste e norte – disponibilizam pelo menos 50 atividades físicas, socioculturais, artísticas e educativas para as pessoas com 60 anos ou mais.
Entre os destaques, estão as aulas de hidroginástica, atividades na piscina e os cursos de inglês e informática, além de atrações especiais, como os bailes nas noites das sextas-feiras e os saraus culturais nas tardes de sábado.
Somente essas iniciativas beneficiaram 48.182 idosos em 2024. Todos que participaram dos cursos de inglês e informática receberam certificados de conclusão.
Também foram realizadas ações externas, visitas em parques, palestras, rodas de conversa e campanhas, conscientizando os frequentadores sobre temas importantes do dia a dia nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, apoio social, direitos do consumidor e do idoso.
Os bailes noturnos têm agitado as Casas do Idoso | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Serviços de qualidade
As Casas do Idoso são referência em qualidade em serviços oferecidos às pessoas idosas e familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.
São espaços de uso coletivo, propiciando a oportunidade de ter uma vida comunitária.
Por mês, as quatro unidades recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.
Os saraus com boa música são as atrações dos sábados | Foto: PMSJC
Envelhecimento saudável
Idosos elogiaram a diversidade de atividades oferecidas pela Prefeitura e destacaram as vantagens delas para a saúde do corpo e da mente.
“Participo de todas as atividades que posso”, disse a aposentada Elisa Irene Teodoro, que tem 70 anos e frequenta a Casa do Idoso Leste. “Sempre faço hidroginástica e lian gong (prática corporal da medicina chinesa) e participo dos bailes e saraus. São muitas atividades disponíveis e todas de qualidade.”
A opinião é compartihada pelo corretor de seguros Roberto Davoll, que tem 73 anos e é usuário da Casa do Idoso Centro.
“Entrei na Casa do Idoso para fazer curso de informática, o que foi muito bom e agregou muito em minha vida profissional”, afirmou ele. “O idoso não pode ficar parado, e na Casa do Idoso tem atividades para todos os gostos, além do excelente acolhimento com o qual sempre somos recebidos.”
Saiba mais
Casas do Idoso em números (2024)
- Unidades: 4
- Frequência mensal: 10 mil pessoas, juntando as quatro unidades
Beneficiados
- Hidroginástica e atividades na piscina: 33.021
- Bailes noturnos: 10.359
- Saraus aos sábados: 1.338
- Cursos de inglês: 1.262
- Cursos de informática: 2.202
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão