Prefeitura homenageia voluntários do programa Decolar

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Em reconhecimento à atuação dos voluntários do programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento, o Decolar, a Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (22) uma cerimônia de homenagem no teatro do Cefe (Centro de Formação do Educador).

Alunos e familiares prestigiaram o evento, que contou com apresentações e depoimentos de agradecimento para valorizar a dedicação de cada profissional.

Em 2024, 82 voluntários e 20 parceiros doaram tempo e conhecimento para conduzir as oficinas com os estudantes, junto com os professores facilitadores e a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

Por meio do trabalho deles, é possível realizar as ações do programa, que oferece diversas opções nas áreas do conhecimento para 275 alunos de 50 escolas da rede de ensino municipal.

Além de compartilhar o saber, os voluntários contribuem para a formação dos estudantes e são essenciais na construção do autoconhecimento, do respeito ao outro e da ampliação da visão de mundo.

Carinho e inspiração

Para expressar todo o afeto e consideração pelo programa e seus voluntários, a aluna Laura Vitória Ribeiro, de 13 anos, declamou um poema de própria autoria. “O Decolar foi um divisor de águas na minha vida. Sou muito grata por essa experiência e sem os voluntários nada disso seria possível”, contou a jovem, que estuda na Emefi Profª Luzia Levina Aparecida Borges.


Laura durante a apresentação do poema que compôs | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Este sentimento também é presente nas famílias, representadas na fala de Arthur Victor Rios, pai do aluno Miguel. “Meu filho está no Decolar há 2 anos e é notável como ele evoluiu. O Decolar permite que ele se aprofunde nos assuntos que mais gosta e isso afeta até o comportamento dele. Nós, joseenses, somos privilegiados por termos acesso a oportunidades como essa”, destacou.


Arthur, ao centro, acompanha as homenagens | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O voluntário Daniel Taboada, que também é professor na Emefi Profº Waldemar Ramos, explica como o Decolar impacta quem participa. “É transformador, para os alunos e também pra gente. Entregamos tudo o que podemos a eles e recebemos o dobro em troca. Essa relação nos motiva diariamente a continuar fazendo o nosso melhor”, afirmou.


Daniel Taboada, voluntário e professor | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Vem Decolar!

O Decolar acontece na rede de ensino municipal para identificar alunos com altas habilidades e acompanhá-los com atividades diferenciadas no contraturno escolar.

O programa visa estimular o desenvolvimento do potencial dos estudantes considerados dotados e talentosos, que escolhem as atividades conforme os interesses deles e fazem um plano individual de trabalho.

A partir dessa programação, são elaboradas ações semanais nos diferentes campos do conhecimento humano. As opções abrangem áreas que trabalham criatividade, habilidades e expressão, ciências, investigação e tecnologia, comunicação, organização e humanidades.

Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são monitorados pelos professores da rede do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Após esse período, eles passam por uma análise de dados e observação assistida pela equipe de especialistas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania