Projeto Chapecozinho segue com implantação de nova adutora em Xaxim

Fotos: Acervo CASAN

O município de Xaxim se prepara para receber uma nova adutora de água bruta da CASAN (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) com o Projeto Chapecozinho. A estrutura da nova rede vai fazer o trajeto partindo do Chapecozinho, passando pela Estação de Tratamento de Águas de Chapecó, para depois chegar no reservatório em Xanxerê, e, então, seguir por trechos rurais passando para Lajeado Grande até o reservatório em Xaxim de 3,5 milhões de litros de água.

Nesta etapa, está sendo executado o assentamento de rede em Xaxim, com previsão para ser concluída em janeiro de 2025. O projeto Chapecozinho contribuirá substancialmente para a oferta de água não só deste município, como também em toda a região Oeste de Santa Catarina. Ao todo, serão assentados mais de 58 km de tubulação desde o município de Bom Jesus até Chapecó, onde a água será tratada para abastecer a população dos municípios de Xanxerê, Xaxim, Cordilheira Alta e Chapecó.

Com investimento da CASAN de aproximadamente R$ 434 milhões, o Projeto Chapecozinho tem como objetivo captar água do Rio Chapecozinho e levá-la para os municípios da região. Com esse projeto, a Companhia abraçou a missão de aumentar a oferta de água e segurança hídrica para os moradores dos quatro municípios, o que reforça o compromisso com a região este. A data prevista para a conclusão total da obra para 2027.