CASAN orienta moradores de São Lourenço do Oeste sobre sistema de esgoto

Foto: Acervo CASAN

Com o desenvolvimento de um Projeto Socioambiental, a CASAN está reforçando o diálogo com moradores de São Lourenço do Oeste sobre o sistema de esgotamento sanitário em implantação na cidade.

Após passar pelos bairros do Centro, São Francisco e Brasília, a assistente social Jucele de Fátima Lima está visitando residências do bairro Progresso. Devidamente identificada, a profissional esclarece dúvidas dos moradores e informa sobre a infraestrutura que está sendo instalada na cidade.

Jucele também conversa com os moradores sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto para a saúde, a qualidade de vida e a conservação do ambiente. Nos casos em que o morador está ausente, Jucele deixa um folder que demonstra ao morador como deverá ser feita a ligação do esgoto do imóvel à rede da CASAN quando essa conexão for autorizada.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de São Lourenço será composto por 35 km de rede coletora, 2 mil ligações domiciliares e duas estações elevatórias, além de emissários com extensão total de dois quilômetros. A Estação de Tratamento terá capacidade de depuração de 35 litros por segundo. O investimento da CASAN no esgotamento sanitário de São Lourenço do Oeste será de R$ 38 milhões.

Toda a extensão de redes coletoras está instalada e a CASAN trabalha para início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto.  Essa primeira fase vai atender uma população estimada em mais de 10 mil  habitantes. Essa etapa corresponde a 53% da população urbana total do município, atendendo a exigência do contrato de programa de 35% da população urbana da Bacia do Lajeado Grande.

Ligação na rede ainda não está autorizada

A Companhia reforça que a ligação das residências à rede coletora de esgoto ainda não está autorizada. A obra não está concluída e a ligação pode gerar extravasamento de esgoto nas ruas e nos imóveis.