Segurança do Paciente: Secretaria da Saúde reforça compromisso com diagnóstico correto e seguro

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, traz à tona a importância do diagnóstico correto e oportuno para garantir a segurança dos pacientes nas instituições de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde – Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (SUV/CESP), reafirma seu compromisso com o tema e destaca que tem atuado, há 12 anos, para melhorar os diagnósticos nos hospitais que atendem pelo SUS em Santa Catarina.

Com o slogan “Faça certo, torne seguro!, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a necessidade de ações que melhorem a qualidade da assistência prestada à população.
Em Santa Catarina, a Coordenação Estadual de Segurança do Paciente atua de forma contínua para melhorar práticas em todos os níveis de assistência e processos, a fim de minimizar riscos e proteger os pacientes.

Segundo a coordenadora estadual, Elisângela W. Schappo, para que o processo de cuidado se torne seguro, há necessidade da colaboração entre todos os envolvidos pacientes, familiares e profissionais de saúde:

SONORA

Vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, a Coordenação Estadual de Segurança do Paciente atua fortemente buscando estratégias com o monitoramento e a investigação de incidentes junto aos serviços de saúde que atendem pelo SUS no território catarinense.

A Segurança do Paciente é hoje o principal direcionador das boas práticas hospitalares.