Inscrições abertas para curso de terraceamento que a Epagri promove sábado em Chapecó 

Terraços são estruturas de terra posicionadas transversalmente à inclinação do terreno – Foto: Divulgação / Epagri

Técnicos e estudantes podem se inscrever para o II Curso de Terraceamento, que ocorre no sábado, 8 de junho, no campus de Chapecó da Unochapecó. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

terraceamento consiste na construção de terraços, que são estruturas de terra posicionadas transversalmente à inclinação do terreno. Esses terraços dividem as rampas, impedindo que a água entre eles atinja quantidade e velocidade capazes de causar erosão. Seu uso deve ser associado a outras práticas conservacionistas, como a proteção de solo por plantas de cobertura, adotada no Sistema Plantio Direto. 

Juliano Gonçalves Garcez, extensionista da Epagri em Caxambu do Sul e um dos organizadores do evento, explica que as chuvas intensas dos últimos seis meses registradas no Oeste catarinense provocaram um aumento das preocupações com os processos erosivos na agricultura na região. “É um momento propício para ampliarmos o uso das tecnologias e informações aplicadas à conservação do solo dentro e fora do Estado”, avalia, lembrando ainda que o curso atende a demandas de instituições e profissionais de outras regiões de Santa Catarina, bem como do Rio Grande do Sul e do Paraná. 

Programação

O curso vai abordar processamento de imagens digitais coletadas com drone; análise de chuvas intensas e dimensionamento de terraços; demarcação de terraços a campo com nível óptico; construção de curva de nível com piloto automático a partir de cotas georreferenciadas. A parte teórica será ministrada por Álvaro José Back, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, e Vanderson Rampazzo, do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Concórdia

“Durante a manhã os participantes terão a oportunidade de se envolver na caracterização de um caso de lavoura com erosão, com o auxílio de imagens aéreas e georreferenciamento”, detalha Juliano. Neste período eles ainda conhecerão softwares desenvolvidos pela Epagri, destinados à análise de chuvas intensas e ao dimensionamento de terraços. À tarde acontece atividade prática de demarcação dos terraços, em uma propriedade próxima de Chapecó.

“O evento é resultado de uma valiosa parceria entre a Unochapecó, o IFC Concórdia e a Epagri, reunindo expertise e recursos para promover uma experiência de aprendizado enriquecedora e prática”, destaca o extensionista da Epagri. Segundo ele, “o curso promete ser uma fonte de conhecimento valioso para todos os envolvidos no manejo sustentável das terras agrícolas”.

Saiba mais sobre a prática no Boletim Didático da Epagri “O terraceamento passo a passo”, disponível para livre download.

Serviço

  • O quê: II Curso de Terraceamento
  • Onde: no campus de Chapecó da Unochapecó (Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D, Bairro Efapi)
  • Quando: sábado, 8 de junho
  • Inscrições gratuitas aqui
  • Mais informações com Juliano Gonçalves Garcez, extensionista da Epagri em Caxambu do Sul: (54) 8137-2601 / [email protected]