Inscrições abertas para V Seminário Mundo do Trabalho – IFSP

Seminário acontece entre 27 e 29 de maio e discute temas como mudanças climáticas e economia solidária

Na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h30, será realizado o V Seminário Mundo do Trabalho, um evento gratuito e aberto ao público que ocorrerá de forma híbrida até 29 de maio de 2024. O seminário poderá ser acompanhado tanto virtualmente pelo canal do YouTube do IFSP quanto presencialmente na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), localizada na Rua Capote Valente, 710, Jardim Paulista, São Paulo.

Este ano, o evento é realizado em parceria com a Fundacentro, visando discutir diversos temas relacionados ao mundo do trabalho, tais como trabalho e tecnologia, mudanças climáticas, mercado e empregabilidade, segurança ocupacional, saúde mental na educação, empreendedorismo, economia popular e solidária, dentre outros.

Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura desde 2015, o Seminário Mundo do Trabalho proporciona reflexões sobre a multiplicidade do mundo do trabalho e suas conexões com a educação profissional. A edição deste ano contará com a assinatura de um Termo de Acordo de Cooperação entre o IFSP e a Fundacentro, além da participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Dieese, Setec-MEC, Senaes, técnicos e pesquisadores da Fundacentro, IFSP, Unicamp, USP, UFABC, IFMA e IFPA.

A programação inclui oficinas, palestras e debates que abordarão os diversos temas, incluindo uma sessão para conhecer diferentes observatórios e ferramentas, a fim de discutir as diretrizes para criação do Observatório Mundo do Trabalho do IFSP.

Segundo o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati, “as parcerias realizadas e a programação desta edição proporcionarão elementos para refletir sobre nossos cursos e as oportunidades aos nossos estudantes, mas também sobre o trabalho dentro da instituição, com debates sobre saúde e trabalho, em especial saúde mental e educação. Além disso, o Seminário foi pensado para o embasamento da construção do Observatório Mundo do Trabalho – IFSP, que passará a desenvolver pesquisas e ações voltadas ao acompanhamento de egressos, estágio, relação com os arranjos sociais e produtivos locais, etc.”

O evento é direcionado a servidores, alunos e ao público em geral, com inscrições disponíveis na página do evento. Todos os participantes presenciais receberão certificado.