Servidores do Saae/Sorocaba recebem ação educativa “Motociclista Seguro” como parte da Campanha Maio Amarelo – Agência de Notícias



17 de maio de 2024

13:10

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

Fotos: Ivan Flores (Saae/Sorocaba)

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba recebeu, por intermédio da parceria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a ação educativa “Motociclista Seguro”, na manhã desta sexta-feira (17). A iniciativa integra a Campanha Maio Amarelo, realizada na cidade pela Secretaria de Mobilidade (Semob).

A atividade, gratuita e com o apoio da iniciativa privada, consiste em um curso rápido de pilotagem segura, para capacitar esse público, a fim de prevenir acidentes de trânsito e promover a segurança. O treinamento contou com a participação de 20 servidores e ocorreu no bolsão de estacionamento do Centro Operacional do Saae/Sorocaba.

O evento começou às 8h e prosseguiu até as 12h. Cerca de 90% do curso é aplicado de maneira prática, realizando percursos de motocicleta e enfatizando formas de condução segura e a utilização adequada dos freios, entre outros pontos importantes. Além das práticas de condução, os motociclistas também receberam dicas de conservação de seus veículos, sobre manutenção básica e uso de itens básicos de proteção individual.

Ainda, teve a participação de estudantes da PUC-SP, que compõem a Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba (Lets), que falaram sobre a maior incidência dos traumas nos acidentes aos motociclistas, com utilização de imagens e fotos, bem como comentaram sobre casos de atropelamento.

 

Motociclista Seguro

Para participar, é necessário ser habilitado na categoria A e levar sua motocicleta e itens obrigatórios de proteção. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (15) 3519-3101, ramal 3059, ou pessoalmente na sede da Semob, que fica na Rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, no Alto da Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O contato também pode ser feito pelo e-mail: [email protected] .

Outro canal de contato com a Semob é por meio da Ouvidoria, pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar no botão “Ouvidoria”, que está localizado na barra do Menu Principal, no topo do site. Lá, os munícipes têm informações intuitivas e de fácil manuseio, sobre como enviar suas demandas ao setor. A Ouvidoria dispõe, ainda, do WhatsApp: (11) 98884-5218.

Segundo a Semob, o intuito de disponibilizar esse curso, de forma gratuita para a população, é ter motociclistas sempre prudentes e habilidosos na utilização das vias públicas da cidade.

 

Maio Amarelo

A Semob mantém uma programação permanente, ao longo do ano todo, de ações educativas, abordando os mais diferentes temas, sendo que a segurança na condução de motocicletas é uma das prioridades. Neste mês, devido à campanha Maio Amarelo, estão programadas 52 atividades no total, as quais prosseguem até o dia 29, em escolas, entidades e, sobretudo, em locais públicos e pontos estratégicos da cidade.

O “Maio Amarelo” é uma iniciativa anual, instaurada com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro, tanto para motoristas, bem como para pedestres.

A Campanha Maio Amarelo 2024, que também conta, em Sorocaba, com o apoio de equipe da Urbes – Trânsito e Transportes, tem como enfoque principal o público considerado mais vulnerável no trânsito, que é aquele formado por pedestres, ciclistas e motociclistas. Estão programadas palestras, teatros e blitze educativas, além de abordagens no trânsito e distribuição de material informativo.

Inclusive, durante todo o mês, a sede da Semob, assim como a da Urbes, está enfeitada com um dispositivo inflável no formato de um laço amarelo, símbolo da campanha Maio Amarelo.

Também nesta sexta-feira, pela manhã ocorreu a ação “Faixa Viva”, em frente aos Terminais Santo Antônio e São Paulo, com entrega de material educativo para orientar sobre o uso correto da faixa de travessia de pedestres. É possível acompanhar o calendário completo de ações da campanha “Maio Amarelo”, que está disponível nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba.