Dia Mundial da Enfermagem é comemorado com a realização de cursos para os profissionais de saúde

Foto: Divulgação Ascom/SES

A Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), por meio Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará uma semana de cursos virtuais para os profissionais de enfermagem da unidade, entre os dias 13 e 17. Essas capacitações são para marcar o Dia Mundial da Enfermagem, comemorado neste domingo, 12 de maio.

O objetivo das capacitações é trazer mais conhecimento para o aprimoramento técnico dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192. Também pretende inspirar e incentivar futuros profissionais da área de enfermagem a seguirem carreira neste serviço tão importante para a população.

Para Juliana Guaresi, coordenadora do NEU, o evento vai oferecer aos profissionais da rede de urgência e emergência e acadêmicos de enfermagem, uma oportunidade de se envolverem nos casos que refletem situações do mundo real. “Um momento especial em comemoração à semana da enfermagem e também de aprendizado. A programação além de capacitar, terá compartilhamento de histórias inspiradoras de profissionais que são referência no SAMU catarinense”, ressalta.

Nos dias 14, 16 e 17 terão aulas virtuais de resolução de casos de atendimentos que foram simulados para atendimento das equipes do SAMU de várias regiões do Estado. “Estas equipes estiveram reunidas junto à equipe do NEU, que contou ainda com o apoio da Polícia Militar, no dia 3 de maio em Santo Amaro da Imperatriz, para gravação destas quatro ocorrências simuladas. Em cada web aula será discutida a resolução destes quatro cenários simulados que foram realizados pelos profissionais na cena: trauma de tórax, paciente psiquiátrico, grande queimado e afogamento”, explica Juliana.

Confira a programação das aulas virtuais:

Segunda-feira, 13/05, às 20h
Sangue Total no APH

Terça-feira, 14/05, às 19h30
Simulação Atendimento: trauma de tórax

Terça-feira, 14/05, às 21h
simulação atendimento: paciente psiquiátrico

Quarta-feira, 15/05, às 20h
Enfermagem no APH: superando desafios e inspirando novos profissionais

Quinta-feira, 16/05, às 20h
Simulação Atendimento: grande queimado

Sexta-feira, 17/05, às 20h
Simulação Atendimento: afogamento