Primeira Estação Hidrológica para medir enxurradas é instalada em Presidente Getúlio

Foto: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) instalou a primeira Estação Hidrológica voltada para o monitoramento de enxurradas, no município de Presidente Getúlio. As demais estações hidrológicas existentes na região se encontram em rios com características de inundações graduais. “Essa estação traz informações a cada 15 segundos das condições do nível do rio e da chuva na localidade”, declarou Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da SDC.

A Estação chega para somar à rede de monitoramento online das chuvas, rios e barragens da SDC. Presidente Getúlio, nos últimos anos, vem registrando algumas ocorrências devido às fortes chuvas. De acordo com dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), em 2020, o município decretou situação de emergência pois foi severamente afetado por enxurradas e fluxos de detritos no dia 16 de dezembro,  deixando  21 mortos, e 147 pessoas desabrigadas. Já em 2023, em 17 de novembro, o município foi afetado novamente por contas de chuvas intensas, vindo a decretar situação de emergência.

A estação foi instalada na ponte da Rua Niterói Atlântico, no Rio dos Índios. Para fazer a captação de todas as informações no Vale do Itajaí, foram instalados 42 pontos de monitoramento no campo, sendo 30 estações que medem nível do rio e chuva, 10 estações meteorológicas, que medem chuva, vento, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica e 2 estações que medem chuva.

Estas informações foram cruciais para o monitoramento e alerta das inundações históricas que ocorreram entre outubro e novembro de 2024. “Tanto a população, quanto às defesas civis dos municípios tiveram acesso às informações em tempo real, e agora também estarão disponíveis para o município de Presidente Getúlio”, afirmou.

A plataforma online para visualização dos dados pode ser ser acessada através do link: https://monitoramento.defesacivil.sc.gov.br/mapa

Na plataforma digital, o usuário pode escolher que tipo de informação deseja, como por exemplo, a medição dos reservatórios das barragens do Vale, percentual de ocupação, dados dos pluviômetros, dados meteorológicos. Os dados são fornecidos pelas novas estações meteorológicas e de telemetria instaladas pela SDC. A rede disponível inicialmente abrange a bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, mas a intenção é ampliar para as demais bacias hidrográficas e agregar ao sistema estações privadas e de outros órgãos públicos que estão espalhadas pelo estado de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa:

Grasiele Aguiar / Thuana Raimondi
ASCOM  – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: [email protected] / [email protected]
www.defesacivil.sc.gov.br
Instagram: @defesacivilsc
Facebook: /defesacivilsc
TikTok: defesacivilsc
Youtube: defesacivilsc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *