Fapesc credencia consultores para avaliação de projetos em pesquisa e inovação

Especialistas selecionados irão analisar propostas submetidas em editais entre 2024 e 2026. (Foto: Caroline Costa/Fapesc)

Pesquisadores e profissionais de excelência estão convidados a colaborar com o desenvolvimento das iniciativas em ciência, tecnologia e inovação promovidas em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, 26, o Governo do Estado abriu o credenciamento para avaliadores de projetos a serem submetidos em editais de chamadas públicas, entre 2024 e 2026, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc). O prazo termina em 26 de março e as inscrições estão abertas a consultores de todo o Brasil.

Conforme o edital 03/2024, por meio da atualização do banco de dados de consultores ad hoc (para fim específico), a Fapesc pretende aprimorar e agilizar as seleções e avaliações, sem descuidar da transparência e impessoalidade. A exemplo de outras fundações de fomento brasileiras, os projetos apresentados à Fapesc são analisados por especialistas da mesma área de conhecimento da proposta. A escolha dos avaliadores respeita critérios como titulação e status adquirido por especialidade e produtividade, além de experiência no mercado.

O edital define a consultoria ad hoc como uma atividade voluntária, específica e eventual, prestada em razão dos conhecimentos técnico-científicos do avaliador selecionado. Salvo exceções, os consultores devem possuir título de doutor, mestre ou especialista. Cabe aos avaliadores emitir parecer sobre o mérito e a viabilidade técnica e orçamentária dos projetos submetidos à Fapesc. Sem remuneração, a consultoria não implica vínculo empregatício ou funcional.

No caso de pesquisadores ou profissionais beneficiados por fomento da Fapesc nos últimos 36 meses, o credenciamento é obrigatório.

Inscrições abertas até 26 de março

O prazo encerra às 18h do dia 26 de março. Os resultados serão divulgados no dia seguinte, no site da Fapesc. O formulário deverá ser preenchido no sistema SIG Fapesc, por meio do link sig.fapesc.sc.gov.br, acompanhado da documentação solicitada. Os detalhes estão disponíveis na seção de chamadas abertas do site da Fapesc. O e-mail para esclarecimentos é [email protected].

Como contrapartida, a Fapesc emitirá certificado dos pareceres realizados pelos consultores cadastrados. O documento poderá ser considerado como critério de avaliação para editais futuros e novos credenciamentos de consultores ad hoc da Fapesc.

Confira o edital

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
[email protected]
Telefone: (48) 98802-5794

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *