Conheça os cuidados necessários com a saúde durante onda de calor intenso

Uma massa de ar quente que atua sobre Santa Catarina provoca calor intenso no estado até pelo menos até a sexta-feira, 9.

Nos próximos dias, as temperaturas máximas ficam entre 32 e 35°C em praticamente todas as regiões, podendo chegar próximas aos 40ºC em áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina, além do Vale do Itajaí, de acordo com a previsão da Defesa Civil.

“Ao longo da semana, os dias já amanhecem abafados e as temperaturas se elevam rapidamente até o período da tarde. Até quarta-feira, estão previstas máximas por volta dos 38ºC. No restante da semana, elas devem ficar perto dos 35ºC em todas as regiões”, ressalta a meteorologista da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil Nicolle Reis.

O calor intenso pode provocar alguns problemas de saúde, aumentando, por exemplo, o risco de desidratação, insolação e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Para amenizar os efeitos das altas temperaturas, alguns cuidados são fundamentais.

O principal deles é beber bastante água, mesmo antes de sentir sede, para manter o corpo hidratado. Além disso, a água também ajuda a manter a temperatura do corpo mais resfriada, reduzindo os riscos de uma insolação.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Fábio Gaudenzi, alerta para os cuidados que devem ser tomados durante os dias de calor intenso:

SONORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *