Santa Catarina reduz tempo de espera e avança no tratamento de câncer

Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer e Santa Catarina segue priorizando os pacientes oncológicos.

O Governo do Estado tem ampliado os atendimentos com diferentes frentes de ação e mais de 70% dos pacientes realizam a cirurgia oncológica em até 60 dias, conforme a legislação.

As estratégias para o avanço no acesso ao tratamento iniciaram em 2023 com a priorização dos pacientes oncológicos dentro do sistema de regulação, retirando das filas de cirurgias eletivas e elencando como cirurgias tempo-sensíveis.

Outra ação foi a implementação da Política Estadual do Paciente Oncológico.

Atualmente, 21 unidades de saúde possuem habilitação para realizar tratamento de pacientes oncológicos, sendo que 8 oferecem serviços de radioterapia.

Também houve a ampliação dos incentivos aos hospitais para a realização dos procedimentos, com o lançamento do Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense.

Os hospitais que cumprem a meta dos 60 dias para início do tratamento podem receber até o dobro do valor pelo procedimento realizado.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ressalta que as ações serão ampliadas neste ano para reduzir cada vez mais o tempo de espera e dar mais conforto aos pacientes oncológicos:

SONORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *