Estado e Celesc levam desenvolvimento a produtores rurais de Mafra com mais um trecho da rede trifásica

Fotos: Ricardo Trida / SECOM

O Governo do Estado e a Celesc entregaram nesta sexta-feira, 2, um trecho de 2,3 quilômetros de rede trifásica no município de Mafra, no Planalto Norte catarinense. A ação faz parte da implantação de 500 quilômetros de rede trifásica em todo o estado, projeto anunciado em abril do ano passado pelo governador Jorginho Mello para melhorar o fornecimento de energia nos municípios do interior de Santa Catarina.

A localidade escolhida para receber a obra foi São Lourenço, onde 14 unidades consumidoras da região serão beneficiadas diretamente, sendo a maioria delas de produtores rurais. A nova rede instalada utiliza cabo protegido, minimizando quedas de energia e interferências ambientais. O investimento total foi de R$ 342 mil.

O piscicultor Luis Gustavo Witt é um dos beneficiados pela obra. Ele está expandindo sua indústria de peixes com a instalação de um transformador trifásico de 112,5 kVA. A medida contribuirá para o crescimento econômico local e para a criação de 22 empregos diretos.

O governador Jorginho Mello afirmou que o trecho inaugurado em São Lourenço representa um avanço significativo para o desenvolvimento de Santa Catarina. “A inauguração deste trecho de rede trifásica não é apenas um marco na modernização de nossa infraestrutura elétrica, mas também um passo importante rumo à democratização do acesso à energia em todas as regiões”, destacou.

No mesmo sentido, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, disse que a nova rede vai também ajudar a atrair investimentos para a região. “Este projeto é fruto de um trabalho árduo e colaborativo e reforça nosso compromisso em garantir um futuro próspero e sustentável para todos os cidadãos”, pontuou.

Leandro Gonçalves de Oliveira, gerente regional da Celesc em Mafra, destacou que obra, além de melhorar a infraestrutura elétrica, também fomenta o desenvolvimento econômico e social na região. “Essa inauguração reforça o compromisso da Celesc com a sustentabilidade e o progresso comunitário, além de representar um salto significativo em nossa capacidade de fornecer energia confiável e de qualidade para nossas comunidades”, afirmou.

A previsão é que a região de Mafra receba, ao todo, 40 quilômetros do pacote de 500 quilômetros a serem entregues ao longo dos próximos meses.

230 km já implementados

Desde o ano passado, foram implementados em Santa Catarina 230 quilômetros de redes trifásicas, possibilitando que 5.390 unidades consumidoras solicitem ser atendidos por elas. Até o fim do programa, com a instalação dos 500 km, outras 14,4 mil unidades serão beneficiadas, totalizando cerca 20 mil clientes contemplados.

Ao todo, 78 municípios receberão as redes trifásicas, em extensões variadas. A melhoria em trechos da rede vai beneficiar também vários bairros de um mesmo município.

Os locais escolhidos para a implementação das redes são definidos com base na quantidade de consumidores atendidos pelas obras em área rurais e na extensão de rede para atendimento a produtores rurais. Também é feita uma análise técnica para averiguar a possibilidade de recursividade de rede para melhoria no atendimento aos clientes.

A previsão é que todos os 500 km de redes trifásicas sejam implementados até agosto deste ano, com um investimento total de R$ 40 milhões.

:: Mais fotos disponíveis no álbum abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *