PMSC e Ciasc assinam acordo para certificação ISO

Fotos: Paulo Henrique Santana/PMSC

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, recebeu na quarta-feira, 17, representantes do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e consultores que já trabalharam para a National Aeronautics and Space Administration (NASA). O Ciasc está na etapa final do processo de avaliação para receber a certificação ISO 16363 e a PMSC será a responsável pela segurança dos repositórios digitais confiáveis.

A ISO qualificará o Ciasc como a primeira instituição na América Latina a conseguir a certificação, juntando-se a outras instituições como o US Publishing Office, o Senado dos Estados Unidos, a Câmara dos Estados Unidos e a NASA.

Entre a equipe presente, participou da reunião David Giaretta, pesquisador renomado com anos de experiência na temática e em áreas correlatas. Ele atuou em muitos projetos de satélites astronômicos, incluindo o desenvolvimento do Telescópio Espacial Hubble da NASA. Seu interesse pela preservação digital surgiu a partir do trabalho com dados científicos valiosos. Esteve representando o Ciasc o seu vice-presidente institucional, Nilson da Rosa.

Além do comandante-geral, participaram da reunião o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da PMSC e o chefe do programa Inova, major Gabriel Correa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *