Saae/Sorocaba moderniza sistema de leitura e faturamento do consumo de água – Noticias

 

Foto: Arquivo – Saae/Sorocaba

Por: Eduardo Santinon

 

Novo modelo possibilita, inclusive, a identificação, de forma imediata, de possíveis alterações, otimizando o tempo de resolução e serviços prestados aos moradores

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciou a fase final do processo de modernização do seu sistema de leitura de hidrômetros e de faturamento. As ações começaram em março do ano passado e já estão permitindo, em janeiro de 2024, o faturamento e a entrega imediata das contas de água, dentro do mesmo mês de consumo.

Para que a medida seja colocada em prática, a autarquia promoveu, nos últimos meses, ajustes nas datas de cobrança e remanejamento do cronograma de leitura. Os ajustes nas datas de leitura eram pré-requisitos para implantar o novo modelo, da maneira mais eficiente e sem incômodo à população que utiliza o serviço.

Em síntese, o usuário passa a pagar pelo que consumiu exatamente naquele mesmo mês. Por exemplo, o consumo referente a janeiro será medido dentro do próprio mês e cobrado em fevereiro, ou seja, sempre um mês subsequente ao consumo da água. A implantação está ocorrendo a partir deste mês de janeiro/2024, com exceção de algumas regiões da cidade que tiveram o cronograma de leitura antecipado, ainda no mês de dezembro/2023, para que o feriado das festividades do Réveillon não ocasionasse acúmulo de consumo nos dias de leitura.

“O novo sistema possibilita, inclusive, a identificação, de forma imediata, de possíveis alterações, otimizando o tempo de resolução, assim como melhorando, cada vez mais, os serviços prestados aos moradores”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba. Tiago Suckow.

Antes, a autarquia trabalhava com a entrega simultânea da fatura, em que, após a leitura do hidrômetro, a conta sai impressa e é entregue no local. Porém, ela era obtida referente ao que foi consumido no mês anterior. Isto é, a entrega da conta realizada em novembro de 2023, por exemplo, era referente ao consumo de outubro de 2023, com o pagamento para dezembro de 2023.

Durante a preparação para implantação do novo sistema, para que não haja junção da cobrança de dois meses de consumo, o Saae/Sorocaba adotou a reorganização das datas de leitura, de forma que o mês de consumo “mais antigo” pudesse ser fracionado nos meses subsequentes, até o fim de 2023.

“Ou seja, ao invés da cobrança desses 30 dias mais antigos ser somada ao consumo da leitura atual, o que acarretaria mudança na média paga pelo usuário, foi estabelecido que esse consumo fosse diluído nas leituras dos próximos meses, ao longo do ano, sem ter impacto na conta”, explica Tiago Suckow.

Na finalização do processo de preparação para a migração do novo sistema, o Saae/Sorocaba precisou realizar a entrega da última conta do ciclo de 2023, referente a novembro de 2023, com a mesma metodologia aplicada anteriormente, com a entrega da fatura na última quinzena de dezembro/2023 e primeira semana de janeiro/2024, tendo seu vencimento ainda no mês de janeiro/24.

Com o novo sistema já implantado a partir de janeiro/2024, a leitura seguirá seu novo cronograma, que poderá ter ajustes de datas até junho. Lembrando que o faturamento das contas será imediato e o vencimento da fatura ocorre no mês subsequente ao consumo, mantendo-se as datas de vencimento fixas para os casos de débito automático (dentro do próprio mês de faturamento). Para quem fez a opção por datas de vencimento alternativas, sempre será o dia fixo escolhido no mês subsequente ao faturamento, tal como os vencimentos adotados de forma padrão, de acordo com a região da cidade e sua respectiva data de leitura.

A adoção da nova metodologia é recomendada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), órgão que regula 64 municípios do estado paulista.

O Saae/Sorocaba também se coloca à disposição dos moradores pelos canais de atendimento. O contato é pelos telefones 0800-770-1195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800, além do e-mail [email protected] ou, ainda, presencialmente nos postos nas Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que fica no Pátio Cianê Shopping.

 

Qualidade da água

O Saae/Sorocaba busca, constantemente, a melhoria contínua e a excelência nos processos de potabilização da água. A meta é, sempre, a excelente qualidade da água servida à população.

A qualidade do abastecimento de água disponibilizado pelo Saae/Sorocaba obteve 85,6% de aprovação da população, conforme a última pesquisa realizada pela equipe do portal Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT). O levantamento tem como base dados coletados em junho de 2021, ouvindo 600 moradores da cidade, maiores de 16 anos. Sorocaba apresentou as melhores avaliações do abastecimento, desde novembro de 2020.

Ainda, conforme os rankings de 2021 e 2022 do Instituto Trata Brasil, baseado nos dados do SNIS, Sorocaba obteve um salto da 25ª para 22ª posição, entre as 100 maiores cidades do Brasil com os melhores índices de saneamento (água e esgoto).

Outro reconhecimento do bom serviço prestado pelo Saae/Sorocaba à população se deu pelo resultado de pesquisa de satisfação, divulgado em setembro de 2022. O nível de satisfação em relação aos serviços prestados atingiu a nota geral de 8,4, em pesquisa encomendada pela ARES-PCJ. Houve significativa evolução na nota em relação às pesquisas anteriores, também coordenadas pela agência reguladora. Em 2017, a nota da autarquia foi 7,8, ao passo que, em 2020, registrava 7,7.

Além disso, a tarifa de consumo de água residencial praticada pelo Saae/Sorocaba está entre as mais baratas do Estado de São Paulo, sendo a segunda menor praticada em toda a Região Metropolitana (RMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *