Retrospectiva 2023: Polícia Militar privilegia o cuidado com as pessoas – ACN

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), neste primeiro ano de Governo Jorginho Mello e com o comando-geral do coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, priorizou o que está determinado no primeiro capítulo do Plano de Comando 360º e no Plano de Governo, que é colocar as “pessoas em primeiro lugar”.

Jaraguá do Sul foi escolhida a cidade mais segura do Brasil, com 2,3 homicídios por cada 100 mil habitantes e Florianópolis é a Capital mais segura do país, com 8,6 homicídios por cada 100 mil habitantes. O latrocínio caiu em mais de 50% no estado, assim como crimes de furtos e roubos contra a pessoa.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que este ano formou 71.612 alunos, com a Rede de Proteção da Mulher a PMSC atendeu em 2023 mais de 30 mil mulheres vítimas de violência doméstica. Até o dia 15 de dezembro houve 702 acionamentos de botão do pânico através do aplicativo PMSC Cidadão.

Neste período, foram realizadas sete ações Operacionais em todo o Estado com resultados significativos de apreensões, prisões, além do trabalho socioeducativo realizado, que aumentou e qualificou a presença policial nas comunidades, de forma a dar maior segurança aos catarinenses.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou em 2023 407 mil programações operacionais, mais de 10 mil a mais que em 2022.

O resultado dessas operações foi a apreensão de 12 toneladas de maconha e 1,3 tonelada de cocaína, além de outras drogas. Nesse período, foram apreendidas 1138 armas, com a prisão de 33.165 adultos e 2.162 menores.

Além disso, no total foram 4.571 veículos encontrados, recuperados, apreendidos administrativamente ou por infração penal (incluindo motos, carros e outros).

Em equipamentos, foram investidos mais de R$ 17 milhões, com a entrega de novos drones, de 105 novas viaturas, 25 fuzis Fire Eagle e um aparelho de Raio-X para identificar o conteúdo interno de objetos quando da análise de possível artefato explosivo (bomba).

O o comando-geral do coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, faz uma avaliação deste ano de 2023, destaca alguns números e fala do trabalho da corporação em manter Santa Catarina um dos estados mais seguros do Brasil e o lema colocar as “pessoas em primeiro lugar”:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *