Agência Minas Gerais | Concurso público e censo previdenciário estão entre realizações do Ipsemg em 2023

Responsável pela gestão previdenciária e assistência à saúde dos servidores públicos do estado de Minas Gerais, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) lista as principais ações de 2023 em balanço.  

A celebração dos 111 anos de história, a realização do concurso público e do primeiro censo previdenciário estão entre as principais entregas. Além disso, foram abordadas questões importantes relacionadas à qualidade e sustentabilidade financeira do Ipsemg, com o início das discussões sobre o financiamento assistencial. 

“Completamos 111 anos de história ao lado dos servidores mineiros e seus familiares. O Ipsemg é grande e todos nós servidores queremos vê-lo mais forte e melhor”, ressalta o atual presidente, André dos Anjos.  

Com quase 850 mil beneficiários, o Ipsemg é o plano assistencial de saúde que atende exclusivamente os servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado de Minas Gerais e seus familiares (cônjuges e filhos dos titulares).

Atendimentos  

Entre janeiro e novembro de 2023, na rede própria em Belo Horizonte, foram realizados 79.926 atendimentos no Serviço Médico de Urgência (SMU), 10.903 internações, 4.567 cirurgias, 532 partos, 45.965 atendimentos odontológicos e 165.230 consultas eletivas em mais de 30 especialidades médicas.  

Ainda na rede assistencial que contempla centenas de municípios mineiros, foram realizadas mais de 1 milhão de consultas, quase 10 milhões de exames e cerca de 35 mil internações.   

O instituto finaliza o ano disponibilizando agendamento on-line para atendimento presencial dos serviços administrativos em todas as 55 Unidades Regionais do Ipsemg no interior e na sala de atendimento Ipsemg Presente, localizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais.   

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), de forma gratuita, e vem sendo fundamental para realização de políticas de pessoal, qualificação e para ações do instituto em cada região do estado. 

Concurso

Após mais de uma década sem a realização de concurso público, o edital Concurso Público Seplag/Ipsemg 01/2023 foi publicado em 17/4, visando a contratação de 280 profissionais de níveis técnico, superior e médico, em diversas especialidades, para atuarem na rede própria do Ipsemg.  

O processo seletivo transcorreu ao longo do ano e, em 24/11, foi realizado o Treinamento de Integração, com o objetivo de acolher, integrar e informar os recém-chegados à instituição. 

No evento, o presidente André dos Anjos expressou sua satisfação: “No último concurso do Ipsemg, em 2013, eu estava aqui como chefe de gabinete. Hoje, é uma honra receber todos vocês neste novo concurso do Ipsemg. Sabemos o quanto o recurso humano é crucial para proporcionarmos uma assistência à saúde mais eficaz aos nossos beneficiários.” 

Atualmente, o instituto está providenciando o ingresso de mais candidatos aprovados no concurso de acordo com a vacância das vagas disponíveis.  

Censo previdenciário  

Em 2023, pela primeira vez, o Governo de Minas Gerais, por meio do Ipsemg, realizou o Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-MG) para servidores efetivos ativos e aposentados vinculados ao Poder Executivo, além de pensionistas do Ipsemg.  

O propósito foi levantar dados cadastrais dos segurados e beneficiários do RPPS-MG, subsidiando a atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social, do Governo Federal. 

Lançado em 19/6, o processo do Censo Previdenciário foi encerrado no dia 15/12. 

Participaram quase 205 mil aposentados, 125 mil servidores efetivos ativos e mais de 35 mil pensionistas. 

No entanto, 11,9% dos aposentados, 13,1% dos ativos e 9,5% dos pensionistas não realizaram o censo, devendo ficar atentos às informações do Ipsemg quanto aos procedimentos para evitar pena de suspensão do benefício ou medidas administrativas.  

Obras  

O ano também foi marcado pela entrega de obras, com o propósito de oferecer melhor acessibilidade, modernização e qualidade aos usuários que frequentam as unidades do Ipsemg.   

Em agosto, concluiu-se a reforma na unidade de São João Del-Rei. Com um investimento de mais de R$300 mil, a obra contemplou a substituição de revestimentos, revisão das instalações hidrossanitárias e telhado, pintura interna e externa, acessibilidade, paisagismo e limpeza do local.   

Em setembro, em celebração aos 111 anos do Ipsemg, foi entregue a obra de reforma e modernização da portaria principal do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP).  

O investimento de R$1,4 milhão garantiu melhorias como piso em concreto na parte interna, piso tátil no passeio, guarda-corpos e corrimãos, finalização das guaritas com pintura e pontos elétricos, instalação de gradis e portões na entrada e saída de veículos, além de revitalização de jardins e limpeza.   

Outras obras significativas foram iniciadas em 2023, como a reforma das unidades regionais de Juiz de Fora, Ponte Nova e Teófilo Otoni, com o propósito de modernizar e melhorar a acessibilidade das unidades.  

Sustentabilidade financeira

O presidente, André dos Anjos, conduziu discussões sobre a sustentabilidade financeira do Ipsemg.  

Ao longo do segundo semestre de 2023, o diagnóstico do Ipsemg foi apresentado em pauta na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), para o Sindicato do Ipsemg (Sisipsemg), para o Conselho de Beneficiários, além do conselho de sindicatos das diversas carreiras do Executivo.  

Nova proposta de lei para correção de desvios identificados nos normativos vigentes está sendo desenvolvida, visando garantir a sustentabilidade financeira do instituto. 

As discussões sobre o financiamento do Ipsemg continuarão em 2024, impulsionadas pelo compromisso de proporcionar uma assistência à saúde cada vez mais eficiente e de qualidade aos beneficiários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *