Aproxima+SC Diálogos debate fomento da CTI e do empreendedorismo em Santa Catarina – ACN

Foto: Caroline Costa / Fapesc

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) iniciou nestas segunda-feira, 20, a Jornada de Produção de CT&I de Alta Performance, com convidados internacionais e responsáveis por cases de excelência na América Latina, com o intuito de compartilhar boas práticas e fortalecer alianças. No início da tarde, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia e CEO da CienTech, Tito Crissien, e gestores do Sistema Acafe, realizaram mesas de debates no auditório do Sebrae, em Florianópolis.   

No encontro, promovido Fapesc e Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, Tito Crissien falou sobre oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável. “Precisamos de talentos humanos para que haja a geração de conhecimento, e que esse possa ser transferido ao setor industrial, de uma maneira sustentável”, afirmou o pesquisador colombiano. 

Foto – Gabriela Cera, Fapesc

“A universidade envolve o plural de ideias e é isso que estamos promovendo neste encontro, aproximando todos de uma ideia diferente, para conhecermos como foi a promoção de ciência, tecnologia e inovação em um país com uma cultura diferente, para entendermos como foi o desafio e o desenvolvimento deles”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. 

A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, comemorou o evento que proporcionou ainda mais aproximação entre as universidades comunitárias, a Fapesc e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação. “É uma iniciativa sem precedentes e que trará, ao longo do tempo, resultados muito promissores e que impactarão no desenvolvimento social e econômico do nosso Estado” 

Para o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina, Marcelo Fett, eventos como esse são uma ótima oportunidade para o crescimento do ecossistema e desenvolvimento do Estado. “Toda vez que a gente se encontra para compartilhar experiências é sempre produtivo”, destacou. 

Jornada de Produção de CT&I de Alta Performance  

A palestra “Oportunidades e Desafios: a CT&I como Alavanca para o Desenvolvimento Sustentável”, com Tito Crissien, faz parte do Ciclo de Capacitação em Produção de CT&I de Alta Performance, evento organizado pela Fapesc, que contará com mais duas palestras este ano: Cienciometria, Financiamentos e Impacto Internacional, dia 28 de novembro, com profissionais da Clarivate Analytics; e Diplomacia Científica para as Américas: Abordando os Desafios Globais, dia 20 de dezembro, com a vice-diretora executiva do Instituto Interamericano para La Investigación del Cambio Global (IAI), Marcella Ohira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *