Transição do Infantil para o Fundamental é cercada de afeto

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

“Tem parquinho na escola? E aula de Inglês?”, “Pode trazer brinquedos?”, “Como é a comida?”, “Vamos fazer prova?”. As dúvidas de cerca de 50 crianças do Pré 2 de duas escolas infantis foram respondidas durante visita na última semana à Emefi Elza Regina Ferreira Bevilacqua, no Jardim Estoril. 

A abordagem aconteceu durante o projeto de transição de fase entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Para que o processo aconteça de forma leve, acolhedora, proveitosa e prazerosa, as unidades municipais se unem em ações comuns. 

Com troca de cartas e cartões, vídeos explicativos, rodas de conversa e visita às escolas, as crianças se preparam para uma nova fase, assim como as famílias que são orientadas para que a adaptação transcorra da melhor maneira.

Os pequenos do Pré 2 da Emei Padre João Marcondes Guimarães e da creche Meimei, ambas no Bosque dos Eucaliptos, aproveitaram a experiência e foram acolhidos com mimos, como gibi e um lápis “varinha mágica”, itens especiais para o mundo de descobertas que os aguarda no próximo ano. 

Segundo a equipe da escola, o processo de transição faz parte das ações da Secretaria de Educação e Cidadania para ampliar as oportunidades das crianças e é uma experiência enriquecedora para todos.

Novidades

O quarteto de alunos do 1º ano, formado por Arthur da Silva Almeida, Giovana Azevedo, Alice Bustamante Chaves e Bernardo de Sousa Rangel, acolheu os colegas e respondeu as dúvidas acompanhados pela equipe gestora.

“A gente recebeu visita do Pré 2 para conhecer nossa escola e foi muito legal. Aqui tem prova, estudo e pode correr na Educação Física”, contou Arthur da Silva Almeida, 7 anos.

“Gosto da escola, tem tarefa e adoro as aulas de Educação Física e de Inglês. É importante essa atividade, quando eles vierem para cá vai ser difícil no começo, mas depois vão se acostumar”, afirmou Giovana Azevedo, 7 anos. 

“Eu gosto das provas e dos passeios e já sei ler”, destacou sorridente Bernardo, 6 anos. 

Para Paulo Henrique B. F. Rocha Pereira, da Emei Padre João, a visita foi cheia de surpresas, “não sei como vai ser ano que vem, mas aqui tem parquinho”, observou. 

“É diferente da nossa escola, mas vai ter muita coisa boa e diferente”, disse animada Manuela Silva Cangani, 6 anos, também da Emei Padre João. 

“Este projeto é muito importante, porque as crianças ficam ansiosas, com misto de medo e curiosidade. Poder mostrar como será a novidade é importante para eles e para as famílias, que acompanham esse encerramento de ciclo na Educação Infantil”, afirmou a professora Fernanda Miller. 

Transição

Para sanar dúvidas dos alunos que migram do Pré 2 para o Ensino Fundamental, a Prefeitura de São José dos Campos desenvolve, desde 2017, um processo de transição na rede municipal.

As escolas municipais distribuem aos pais uma cartilha com dicas sobre a adaptação das crianças que ingressam no 1º ano, com dicas e orientações de como ajudar o filho em casa na nova etapa que envolve aprendizado da leitura, escrita e matemática, entre outras ações no início do ano envolvendo famílias, alunos, professores e equipes escolares. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *